Paim defende inclusão de pessoas com deficiência

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu nesta quinta-feira (20), em plenário, a inclusão das pessoas com deficiência. O pronunciamento foi feito em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi comemorada com sessão especial do Senado.

Para o senador, é preciso ver o indivíduo, e não a suposta diferença entre cada um e o que a sociedade convencionou chamar de “normal”. “Nós temos o péssimo hábito de classificar, ordenar, padronizar tudo, colocar as coisas dentro de uma caixinha e rotular, segundo aquilo que alguém disse ou que uma elite disse que é bonito, que é feio, que deve ser visto, ou que não deve ser visto, para onde devemos caminhar e para onde não devemos caminhar”, criticou Paim ao lembrar que as classificações não se resumem a separar entre normais e diferentes.

“As classificações também são por feitas por poder aquisitivo, pela função que ocupam, por sua origem, pela cor da pele, pelas características de seu corpo, por suas deficiências”, recordou.

Para Paim, o estigma de que pessoas com deficiência não produzem como as outras não faz mais sentido. “Eu sou daqueles que pensam que devemos nos colocar lado a lado e dar à deficiência o peso que ela tem, sem exagerar, sem pender para um extremo ou para outro”, assegurou.

Paim considera que empresários, ao rejeitar a ideia de contratar pessoas com deficiência, se baseiam em mitos, como o de que quem tem deficiência intelectual não consegue trabalhar bem ou se relacionar com outras pessoas. Na opinião de Paim, a contratação dessas pessoas traz ganhos para todos, inclusive para as empresas.

“As empresas que contratam essas pessoas também ganham, pois sabe-se que a relação entre os empregados melhora sensivelmente quando a diversidade é incorporada na política da empresa”, disse Paim.

Ouvidorias

Ainda no pronunciamento, o senador informou ter participado nesta quinta-feira, em Brasília, do Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas. O evento, segundo o senador, reuniu cerca de 400 ouvidores de todo o Brasil para falar sobre os desafios e perspectivas do setor.

Giselle Chassot

Leia mais:

Sessão especial homenageia pessoas com Síndrome de Down

Down: Portal orienta familiares e promove inclusão social

Lindbergh e Romário comemoram o Dia da Síndrome de Down


To top