Paim: Estatuto da Juventude deve ser aprovado na próxima quarta

“Com a aprovação do estatuto, o Senado estará dando um grande passo rumo ao encontro com os jovens brasileiros” – disse o senador.


Relator do Estatuto, Paim está fazendo novos
ajustes no texto

Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (27), o senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou que o Estatuto da Juventude (PLC 98/2011) deve ser aprovado, na próxima quarta-feira (03), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Segundo Paim, que é relator do projeto, adiamento da votação, que estava prevista para hoje, ocorreu por conta de ajustes no texto do estatuto.

O senador ressaltou que o texto foi elaborado com ampla participação de movimentos sociais ligados à juventude e contou com o apoio dos líderes partidários. Depois da aprovação na CAS, será apresentado um requerimento de urgência para que o texto vá logo para o Plenário. “Com a aprovação do estatuto, o Senado estará dando um grande passo rumo ao encontro com os jovens brasileiros” – disse o senador, pedindo que a aprovação do projeto ocorra por unanimidade no Plenário.

Nesta semana, o senador petista recebeu sugestões de 23 entidades da juventude do campo, entre elas a necessidade de constar, no texto do Estatuto da Juventude, a previsão de um projeto de desenvolvimento social em que se viabilizem os projetos de agricultura familiar que envolvam jovens. As entidades também cobram um projeto de inserção produtiva da juventude nos mercados de trabalho e econômico.

Participação popular

Em sua fala, Paulo Paim lembrou a participação dos jovens em vários momentos históricos do País. Em 1901, os estudantes saíram às ruas no Rio de Janeiro (RJ) contra o aumento das passagens de ônibus.  Em 1937, lembrou o senador, foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 1947, os jovens participaram da campanha “O Petróleo é nosso” e, em 1961, apoiaram a campanha pela posse do vice-presidente João Goulart na Presidência da República, após a renúncia do presidente Jânio Quadros.

Paim ressaltou que a juventude tomou lugar de destaque na luta contra a ditadura militar, nas décadas de 1960 e 1970, e no movimento “caras pintadas”, na década de 1990.

O senador acrescentou que, na elaboração do estatuto, as lideranças da juventude sempre estiveram presentes. “Isso mostra o envolvimento dos nossos jovens. Ao olhar para o estatuto, tenho orgulho da juventude brasileira de todos os tempos”, declarou Paim.

Com informações da Agência Senado

Leia mais:

Paim recebe sugestões da juventude do campo


To top