Diligência

Paim pede atenção especial a agricultores atingidos pelas enchentes no RS 

Senador defendeu medidas para socorrer pequenos agricultores afetados pela onda de destruição. “É um esforço gigantesco”, destacou Paulo Paim

Asthego Carlos

Paim pede atenção especial a agricultores atingidos pelas enchentes no RS 

Audiência pública foi realizada no auditório da Prefeitura de Encantado

A Comissão Temporária que acompanha a crise decorrente das enchentes no Rio Grande do Sul realizou nesta quinta-feira (20/6) a segunda diligência no estado. Na oportunidade, o colegiado presidido pelo senador Paulo Paim (PT-RS), além de realizar audiência pública para ouvir as demandas de prefeitos e da sociedade civil da região do Vale do Taquari, muito atingida, visitou propriedades rurais para avaliar os impactos na produção agrícola da região. 

“A visita que fizemos às localidades também foram muito interessantes. Um agricultor nos mostrou que perdeu tudo. E está, inclusive, endividado por comprar parte da terra. E, neste momento, assegurar para esses agricultores a anistia das dívidas seria um passo fundamental”, disse o senador. 

Paim ainda destacou o relato de prefeitos da região do Vale do Taquari e o esforço necessário para a reconstrução das cidades, inclusive com a possibilidade de realocação de partes de municípios para outras localidades, a fim de evitar novas tragédias.   

“Há nessa região cidades que vão precisar ser deslocadas para outro espaço. Um prefeito me entregou um documento de uma terra pública que já foi do município, e agora estão no processo de reaver esse terreno, que fica numa parte mais alta da região para realocar as moradias. Vai ser preciso ter um plano de reconstrução para que o cidadão tenha novamente sua casa para morar”, destacou. 

As demandas apresentadas pelos prefeitos, de acordo com o senador, serão debatidas no Congresso Nacional e tratadas com os demais poderes na busca de soluções. 

“Famílias perderam tudo, e essa é uma realidade que estamos vendo em praticamente todo o estado. Essa é a realidade. É um esforço gigantesco”, enfatizou Paulo Paim.

To top