Paim para os motoristas: “Ninguém tem |
O senador Paulo Paim (PT-RS) relatou, nesta terça-feira (03), em plenário, que os colegas parlamentares certamente farão um debate sereno e equilibrado acerca do Projeto de Lei da Câmara (PLC 41/2014), que trata da jornada de trabalho dos motoristas – Lei do Descanso.
O projeto prevê a alteração da Lei 12.619/2012, que está em vigor há um ano e meio, para permitir a jornada de oito horas, com duas horas extras. A proposta ainda converte em advertência as multas previstas em lei para quem desrespeita as exigências de descanso durante a jornada e para caminhões com excesso de peso.
“Ninguém, aqui, vai se furtar ao debate equilibrado, tranquilo, pensando no bem comum, no bem comum dos autônomos, dos celetistas, dos que dedicam a sua vida fazendo empreendimentos nessa área”, disse.
O senador petista também destacou que gostaria de ver contemplada, ao final da discussão da matéria, a aposentadoria especial dos motoristas. Paim lembrou que, recentemente, o Congresso analisou matérias que tratavam do adicional de periculosidade para mototaxistas, carteiros e garis. Essa medida permite que essas categorias possam requerer aposentadoria especial com 25 anos de contribuição.
“Os motoristas também merecem o adicional de periculosidade e também aposentadoria especial. Ninguém tem dúvida de que a atividade de vocês é de alto risco, é perigosa”, destacou.