Paim reage a novo adiamento da votação do fim do fator previdenciário

O senador Paulo Paim (PT-RS) autor do Projeto de Lei (PL 3299/08), que prevê o fim do fator previdenciário, que aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados, deixou clara sua insatisfação em relação à notícia de que o tema só voltará à pauta daquela Casa em março de 2013. A reação indignada ocorreu durante a reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, nesta quarta-feira (05). “Fui pego de surpresa nesta manhã por essa notícia. Em resumo, pergunto que Congresso é esse que basta o outro lado da rua [Executivo] gritar e a gente se cala. Precisamos ter uma posição clara. Todo mundo fala, mas na hora de votar, não vota. Se não vamos votar a matéria por medo de o Executivo vetar, então fechem o Congresso”, lamentou Paim.

O senador, que teve seu posicionamento acompanhado por diversos colegas, avaliou que a fórmula 85/95, que consta no projeto, não é o projeto ideal para esse tema. Mas, é o acordo possível para esse momento. “A fórmula 85/95 não é o ideal. Mas, é o possível. Todo mundo cedeu. O presidente Lula havia me afirmado que sancionaria essa fórmula durante o seu governo. Mas não havia acordo nas centrais sindicais. Agora, as centrais avançaram nas discussões e chegaram a um acordo. O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, me afirmou que é favorável a matéria, vários deputados me afirmaram ser favoráveis à matéria. Mas, parece que existe uma má vontade”, disse Paim, que complementou. “Não vai se votar em março”.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) também destacou que, o projeto do senador Paulo Paim, não é perfeito para resolver a questão que aflige os aposentados. Mas, é melhor do que manter a atual situação. “Qualquer avanço, por menor que seja nesse momento, é bom. Não pode é ficar como está. Acredito que o Executivo poderia ter uma sensibilidade um pouco maior com esse assunto”, afirmou.

Conheça a íntegra do PL 3299/08, de autoria do senador Paulo Paim

Saiba como é feito o cálculo do fator previdenciário

Leia mais:
Marco Maia busca acordo com Governo para votar Fator Previdenciário

Paim apela para aprovação do fim do fator previdenciário

To top