O Brasil voltou

Paim: visita ao RS reitera compromisso de Lula com o estado

Presidente entregou, nesta sexta (30/6), 446 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida e visitou as novas instalações do Hospital das Clínicas
Paim: visita ao RS reitera compromisso de Lula com o estado

Presidente Lula durante entrega de casas do Minha Casa Minha Vida no Rio Grande do Sul. Foto: Ricardo Stuckert

Em sua primeira visita ao Rio Grande do Sul neste terceiro mandato, o presidente Lula entregou nesta sexta-feira (30/6) novas 446 casas do Minha Casa, Minha Vida na cidade de Viamão, região metropolitana da Porto Alegre. As unidades habitacionais vão beneficiar cerca de 1,7 mil pessoas.

Construído por uma cooperativa habitacional vinculada ao Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, o empreendimento foi aprovado pelo Minha Casa, Minha Vida em 2013, no governo Dilma Rousseff. No ano seguinte, foram liberados R$ 5 milhões para a compra do terreno. Mas apenas neste ano as obras foram concluídas.

Para o senador Paulo Paim (PT-RS), a visita do presidente Lula ao Rio Grande do Sul, além de “simbólica”, reitera o compromisso do governo federal com o crescimento e o desenvolvimento do estado e o bem-estar da população, “independentemente de greis partidárias e lenços ideológicos”.

“O horizonte é o todo da sociedade. O caminho para a reconstrução do Brasil é longo, cheio de pedras e volteadas, mas, com sabedoria, diálogo e perseverança, estamos seguindo em frente. O Brasil está mudando”, destaca o senador.

Batizado de Viver Coometal, o condomínio é praticamente um bairro, com dez ruas se entrelaçando num terreno de nove hectares. Cada imóvel tem 48,61 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. As casas têm laje no teto, prevendo uma eventual expansão para um segundo piso, e sistema de energia solar para aquecimento do chuveiro.

“O que estamos fazendo hoje aqui no Rio Grande do Sul é o que eu chamo de governar. Quando você é eleito, você é escolhido pela maioria. Você pode cuidar da urbanização, da infraestrutura, mas precisa ter um olhar muito carinhoso para as pessoas. Uma cidade é feita de mulheres e homens que têm sonhos, aspirações. Que desejam viver melhor”, disse o presidente Lula durante a entrega das residências.

Hospital das Clínicas ampliado

O presidente Lula também visitou as novas instalações do Hospital das Clínicas, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O hospital teve a área ampliada em 85 mil m², totalizando 230 mil m².

O valor total investido na expansão foi de R$ 555,5 milhões, com recursos exclusivos do Ministério da Educação (MEC), que priorizou a verba no Plano Plurianual – em 2011 e 2012 –, na gestão da presidenta Dilma Rousseff.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre é uma instituição pública e universitária, integrante da rede de hospitais universitários do MEC e vinculada academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuando desde 1971, responde por parcela significativa dos atendimentos ao SUS no estado, inclusive de alta complexidade. Em 2022, o HCPA realizou mais de 44 mil procedimentos cirúrgicos, 487 mil consultas presenciais, 41 mil teleconsultas, 3 milhões de exames, 31 mil internações e 346 transplantes.

To top