Pinheiro destaca investimentos em infraestrutura na Bahia

Líder avalia que concessões do Governo viabilizaram a recuperação da malha viária de seu estado.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) ocupou a tribuna do plenário, nessa quarta-feira (29/08), para destacar a importância dos investimentos em infraestrutura do Governo Federal, com destaque para a retomada da implantação de ferrovias previstas no pacote de concessões anunciado no último dia 15 pela presidente Dilma Rousseff. Pinheiro comentou a decisão da presidenta Dilma de implantar a linha férrea interligando Belo Horizonte e Salvador e aproveitou para citar a necessidade de requalificação da linha que liga o município de Pojuca a Salvador, passando por sete cidades no total.

Segundo Pinheiro, é necessário investir, principalmente, no trecho entre Mapele e Salvador, para que a linha possa operar para cargas e passageiros. “A cidade de Candeias passaria a contar com esse trecho de ferrovia promovendo a sua interligação com as cidades de Simões Filho, Camaçari, Dias D’Avila, Cidade de Mata de São João e Pojuca. Restabelecendo, assim, com Salvador, esse seu papel, essa sua vocação de cidade efetivamente integradora da região metropolitana”, destacou o senador.

Pinheiro também citou projetos estruturantes do Governo da Bahia, a exemplo dos Centros de Logísticas que serão implantados em municípios de grande porte, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Itabuna e Barreiras. Outro trecho ferroviário que Pinheiro citou com a necessidade de investimentos é o que liga Salvador ao município de Alagoinhas, “para recompor o trecho de Belo Horizonte até Aracaju. O trem deriva para Aracaju e a linha segue no sentido até a Cidade de Juazeiro”, completou.

Além das ferrovias, Pinheiro destacou a implantação de importantes trechos rodoviários no estado, como a Via Expressa e o Contorno de Lauro de Freitas, uma nova via expressa que vai ligar Salvador direto à Linha Verde.

Confira a íntegra do discurso de Pinheiro.

Leia mais:

Pedágio menor não inviabiliza investimentos em rodovias

Imprensa internacional destaca plano para a infraestrutura

 

Com informações da Assessoria de Imprensa do senador

To top