População mais pobre poderá ter ingressos de graça na Copa do Mundo

População mais pobre poderá ter ingressos de graça na Copa do Mundo

Os beneficiários do Programa Bolsa Família e os indígenas poderão ter ingresso gratuito para os jogos da Copa do Mundo de 2014. De acordo com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, o benefício está sendo negociado com a FIFA e patrocinadores do evento. “Ainda não há números definidos, mas há uma simpatia da FIFA e de parte dos organizadores e patrocinadores do evento para isso”, explicou o ministro, durante a audiência pública desta terça-feira (10/04), realizada pela Comissão de Educação do Senado.

De acordo com a Lei Geral da Copa indígenas e beneficiários do programa Bolsa Família teriam direito à meia entrada. Para o ministro, mesmo com 50% de desconto nos bilhetes, o valor ainda seria alto para quem recebe um auxílio médio de R$ 100,00 por mês.

Obras

Aldo Rebelo garantiu aos senadores que o cronograma de construção dos estádios está sendo seguido à risca, em todos os estados. “O Brasil não terá problemas em realizar a Copa por causa das obras”,  afirmou o ministro. Rebelo falou ainda sobre os esforços do governo para nacionalizar a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016. Isso significa evitar que a infraestrutura, montada para a realização dos eventos, se concentre apenas nas cidades sede.

Uma forma de se evitar a concentração, segundo o ministro, é traçando um plano estratégico que promova a circulação de pessoas nas cidades e regiões próximas às cidades dos jogos. “Os benefícios terão de alcançar todos os estados e não apenas os 12, onde se concentrarão os jogos”.

O plano estratégico, citado pelo ministro, vai valorizar aspectos regionais como o turismo ecológico, histórico, religioso, gastronômico etc. “Para as pessoas que forem ao Rio de Janeiro, por exemplo, não queremos que elas fiquem apenas usufruindo das praias”, contou o ministro. Por isso, a importância de o governo estender a construção da infraestrutura para além das capitais.

Heranças

De acordo com o ministro, nos países onde já foram realizados os jogos Olímpicos e a Copa do Mundo houve um desenvolvimento econômico sensível. “Os dados mostram que, depois dos eventos, o crescimento médio do PIB foi de 0,4%. Barcelona é um bom exemplo. Depois dos jogos, a cidade se firmou como um importante roteiro turístico da Espanha, quintuplicando o número de visitantes”, disse Rebelo, acrescentando que, até agora, a Copa de 2014 já criou 300 mil empregos diretos permanentes.

“A criação de infraestrutura, a superação de nossas deficiências, vão deixar heranças para a população brasileira. Por exemplo, na área de telecomunicações, a tecnologia 4G, que está sendo incorporada as 12 capitais, ficará como herança. A tecnologia avançada, usada na construção dos estádios,  também ficará como herança”, exemplificou o ministro.

Outra herança que o País terá da infraestrutura montada para a Copa está na segurança pública. De acordo com Aldo, os preparativos para a realização dos jogos vai promover a aproximação dos órgãos de segurança pública com os de Defesa. Isso, segundo ele, será um importante legado para o povo brasileiro.

Para garantir a segurança dos torcedores dentro dos estádios, Rebelo afirmou que não há hipótese de se proibir a entrada de torcidas organizadas. Para ele, isso poderia gerar mais violência fora dos estádios. Por isso, o ministério já está trabalhando com a prevenção.  O diretor de Futebol do ministério dos Esportes, Paulo Castilho, tem promovido reuniões com representantes das torcidas organizadas. Eventos que fazem parte de um programa do próprio ministério.

Ouça a entrevista do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo

{play}images/stories/audio/aldo_rebelo_lei_copa.mp3{/play}

Clique com o botão direito para baixar o áudio

Eunice Pinheiro

Leia mais:

Lei da Copa será votada em quatro comissões
Acordo viabiliza aprovação da Lei Geral da Copa na Câmara

    Lei Geral Copa: Senado se recusa a receber Jerome Valcke

    Lei Geral da Copa será analisada em três comissões do Senado

To top