Linha é um dos compromissos assumidos pelo Brasil com o Comitê Olímpico Internacional para os Jogos de 2016A cinco meses dos Jogos Olímpicos Rio 2016, as obras da Linha 4 do metrô do Rio chegaram a 90% de conclusão, segundo informou a Secretaria Estadual de Transportes. A linha, que tem 16 quilômetros de extensão, começa a funcionar a partir de julho, antes do início das competições.
“Esta é uma importante etapa da obra. Estão sendo lançados na Ponte Estaiada os cabos de sinalização, responsáveis por transmitir para o centro de controle operacional do metrô as informações sobre a circulação dos trens no trecho oeste” disse o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira. A instalação do sistema de sinalização na Ponte Estaiada da Linha 4 pelo Metrô Barra começou na semana passada, após finalização da colocação dos trilhos na via permanente.
A linha é um dos compromissos assumidos pelo Brasil com o Comitê Olímpico Internacional para os Jogos de 2016. A estimativa do governo é de que cerca de 300 mil pessoas passem diariamente pelas cinco estações da Linha 4: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico. O novo trajeto do metrô deve tirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora no horário de pico.
Com a linha, o tempo estimado da Barra da Tijuca, na zona oeste, a Ipanema, na zona sul, é de 13 minutos e da Barra ao centro, de 34 minutos. Atualmente, uma viagem da Barra à zona sul leva, em média, no horário de pico, uma hora, e até o centro, duas horas.
Portal Brasil, com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Plenário derrota oposição e não embarca na inviabilização das Olimpíadas
Senado aprova medidas para viabilizar Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016