Comissões

Proibição da venda de alimentos ultraprocessados em escolas vai ao plenário

Projeto de Jaques Wagner exige opções de lanches saudáveis e adequadas a restrições alimentares

Alessandro Dantas

Proibição da venda de alimentos ultraprocessados em escolas vai ao plenário

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) aprovou nesta quarta-feira (4/2) projeto de lei, de autoria do senador Jaques Wagner (PT-BA), que proíbe a venda de alimentos ultraprocessados em cantinas de escolas públicas e privadas.

O PL 4.501/2020 propõe uma série de normas que proíbem a comercialização e distribuição, nos estabelecimentos de ensino, de bebidas e comidas ultraprocessadas (altamente industrializadas) ou com alto teor de calorias, açúcar e gordura.

Além disso, o texto determina que as cantinas deverão oferecer opções de lanches saudáveis ou adaptados a pessoas com restrições alimentares (como diabéticos e celíacos)

“A construção de uma sociedade mais justa e saudável é um desafio coletivo que, para ser alcançado, precisa contar com o comprometimento e a participação de todos”, argumenta o senador.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), durante a discussão, destacou que o tema é extremamente relevante e afirmou que, nos últimos meses, houve uma mudança significativa no entendimento das autoridades sanitárias internacionais.

“Inclusive, o FDA mudou recentemente o seu entendimento sobre alimentação saudável e sobre o plano alimentar. Isso é muito recente e reforça aquilo que a ciência já vem dizendo há anos”, disse.

A proposta segue para análise em plenário.

To top