Projeto de Paim aumenta prazo para ações contra bancos

“A ideia é beneficiar poupadores brasileiros, que perdem seus direitos por conta da prescrição”.

Projeto de Paim aumenta prazo para ações contra bancos

Com objetivo de evitar que trabalhadores que possuíam poupanças ao longo das décadas de 80 e 90, e que tiveram prejuízos pelas incertezas econômicas do período e com planos econômicos mal sucedidos, o senador Paulo Paim (PT-RS), apresentou em 2007 o Projeto de Lei do Senado (PLS 299/07), que pretende modificar o Código Civil brasileiro, alterando de 20 para 30 anos o período limite para que o correntista possa recorrer a Justiça e tentar reaver os prejuízos.

“A proposta pode beneficiar os poupadores brasileiros, pois muitos estão perdendo seus direitos por conta da prescrição”, disse o senador, em discurso realizado no último dia 18/04.

No caso do plano Bresser, lançado em 1987, o período para que o cidadão que teve prejuízos pudesse entrar na Justiça para reaver valores, encerrou em 2007. A mesma situação ocorre com o Plano Verão, janeiro de 1989; Plano Collor, de março de 1990; e Plano Collor II, de janeiro de 1991. Todos estes planos econômicos já estão com a possibilidade de abertura de processo expirado por conta de regra atual.

Segundo Paim, se a legislação atual não for alterada, ocorrerão “sérios prejuízos para os poupadores e benefícios indevidos para as instituições financeiras”, alerta.

Tramitação
O projeto do senador Paulo Paim, apresentado em 2007, encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aguardando a escolha do relator.

Rafael Noronha

Leia mais:

Veja o texto do PLS 299/07

Veja o Código Civil brasileiro (Lei 10406/02)

To top