Pronatec abre inscrições para capacitar 240 mil profissionais até 2014

A partir desta terça-feira (03/03) estarão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Copa, que tem a meta de formar 40 mil profissionais por semestre em 32 áreas ligadas ao receptivo turístico, como auxiliar de cozinha, camareira e garçom, além de aulas de inglês, espanhol e libras (linguagem de sinais). As inscrições contemplarão as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, além de municípios do entorno e destinos de visibilidade internacional.

O Pronatec Copa é voltado para maiores de 18 anos que já trabalham com turismo ou que pretendem se profissionalizar no setor. “Temos uma meta ousada de capacitar 240 mil alunos até 2014. Queremos formar profissionais capazes de representar um Brasil forte e desenvolvido e mostrar ao mundo que estamos preparados para receber bem os visitantes internacionais”, ressalta o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Desenvolvidos em parceria com os institutos federais de educação profissional e o Sistema S (Sesc, Sesi e Senai), os cursos serão oferecidos conforme a escolaridade do aluno. Para os alunos que tiverem o ensino fundamental completo, além dos 32 cursos de qualificação, há ainda a opção de se inscreverem simultaneamente em aulas de idiomas ou libras.

Com duração mínima de 160 horas, as aulas serão presenciais e gratuitas. Os participantes receberão auxílio para alimentação e transporte. Neste primeiro ano, serão priorizadas as inscrições dos alunos das cidades-sede da Copa das Confederações e os portadores de deficiência. As inscrições podem ser feitas pela página eletrônica da iniciativa.

Portal Brasil com informações do Portal da Copa

To top