Democracia sempre

PT no Senado defende “golpe nunca mais” 

Seis décadas após o golpe militar de 1964, senadores do PT defendem a democracia como única saída possível para o Brasil. “Democracia sempre! Ditadura, nunca mais!”, destaca Paulo Paim

Reprodução

PT no Senado defende “golpe nunca mais” 

Lembrar para não esquecer. Povo nas ruas lutando pelo retorno da democracia durante regime militar

Há 60 anos, tinha início o golpe que levou o Brasil às duas décadas mais tristes e sombrias de sua História. Para o PT, manter viva a memória desse período enfrentado pelo país se torna ainda mais fundamental no momento em que um ex-presidente acusado de comandar um novo e frustrado golpe de Estado desafia as leis nacionais e mesmo internacionais. Para ele e todos os outros que atentaram contra a democracia brasileira, o PT defende punição exemplar pelos crimes cometidos. 

O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, resumiu o sentimento da bancada do PT e destacou a necessidade de vigilância permanente em defesa do Estado Democrático de Direito e da democracia no Brasil. 

“A democracia é um processo contínuo, presente no fortalecimento das instituições, na soberania do voto, no avanço da participação popular e das diversas manifestações políticas, culturais e sociais, no respeito aos direitos humanos. Democracia sempre! Ditadura, nunca mais!”, destacou o senador. 

A ditadura militar no Brasil se estendeu até 1985, mas suas marcas permanecem, expressas pela cultura autoritária ainda presente em setores da sociedade e do Estado brasileiro. 

Além disso, o Congresso Nacional foi fechado quatro vezes, em 1965, 1966, 1968 e 1977, com a cassação de mandatos e perseguição a parlamentares, numa onda de violência que varreu o país sob a égide de atos institucionais. 

O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, comparou o golpe de 1964 e a tentativa de golpe de 8 de janeiro do ano passado e afirmou não haver diferença entre os golpistas do passado e os golpistas do presente que tentam atacar a democracia brasileira.

“Golpistas sempre serão golpistas. Não importa em que tempo estejam. E não serão anistiados”, destacou.

A ex-presidenta Dilma Rousseff, que chegou a ser presa e torturada durante a ditadura, apontou que manter a memória e a verdade sobre o golpe “é crucial para assegurar que essa tragédia não se repita, como quase ocorreu recentemente, em 8 de janeiro de 2023”. 

“No passado, como agora, a História não apaga os sinais de traição à democracia e nem limpa da consciência nacional os atos de perversidade daqueles que exilaram e mancharam de sangue, tortura e morte a vida brasileira durante 21 anos. Tampouco resgata aqueles que apoiaram o ataque às instituições, à democracia e aos ideais de uma sociedade mais justa e menos desigual. Ditadura nunca mais!”, disse a ex-presidenta. 

To top