Nas cidades de Assunção do Piauí, São Miguel do Tapuio e Castelo do Piauí, Regina Sousa conversou com lideranças políticas e comunitárias destacando os pontos principais do projeto de lei: realização de um plebiscito, financiamento público de campanha, fim das coligações proporcionais, coincidência de mandatos e com duração de cinco, voto facultativo, voto distrital, fim da reeleição e a destinação de 25% das cadeiras do Legislativo para mulheres. “É importante que todos façam o debate porque senão não será a reforma que queremos”, ressaltou Regina.
O vereador e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Tapuio Antonio Francisco Pereira Silva, o Julieta (PSB), elogiou a iniciativa da senadora. Disse que há necessidade de se promover o debate junto às comunidades para que as pessoas possam opinar na consulta pública.
O suplente de deputado estadual, Aloísio Martins, disse que é preciso haver mudanças nas regras eleitorais porque em pouco tempo as minorias não terão representantes. “É necessário haver o debate porque enquanto não houver regras claras, não melhora o nível dos representantes no Poder Legislativo”, afirmou.
Na próxima semana a senadora Regina Sousa vai participar de debate sobre a reforma política nos municípios de Picos, Oeiras e Floriano. As oitivas da parlamentar contam com o apoio da direção nacional do Partido dos Trabalhadores.
Com assessoria da senadora Regina Sousa
Leia mais:
Regina Sousa: “Minha arena sempre foi a rua”
Senadora Regina participa de ato da CUT pela Reforma Política