Regina debate voto facultativo e fim da reeleição no interior do Piauí

“Todos precisam participar das discussões sobre a reforma política para garantir as mudanças que queremos”, recomenda Regina SousaA senadora Regina Sousa (PT-PI) percorreu três cidades da região norte do Piauí neste final de semana para falar sobre os principais pontos da reforma política. O projeto de lei começa a ser discutido no Congresso Nacional no próximo dia 25 em sessão conjunta do Senado e Câmara dos Deputados e deve ser votado no início do segundo semestre deste ano para que entre em vigor em 2016.

Nas cidades de Assunção do Piauí, São Miguel do Tapuio e Castelo do Piauí, Regina Sousa conversou com lideranças políticas e comunitárias destacando os pontos principais do projeto de lei: realização de um plebiscito, financiamento público de campanha, fim das coligações proporcionais, coincidência de mandatos e com duração de cinco, voto facultativo, voto distrital, fim da reeleição e a destinação de 25% das cadeiras do Legislativo para mulheres. “É importante que todos façam o debate porque senão não será a reforma que queremos”, ressaltou Regina.

O vereador e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Tapuio Antonio Francisco Pereira Silva, o Julieta (PSB), elogiou a iniciativa da senadora. Disse que há necessidade de se promover o debate junto às comunidades para que as pessoas possam opinar na consulta pública.

O suplente de deputado estadual, Aloísio Martins, disse que é preciso haver mudanças nas regras eleitorais porque em pouco tempo as minorias não terão representantes. “É necessário haver o debate porque enquanto não houver regras claras, não melhora o nível dos representantes no Poder Legislativo”, afirmou.

Na próxima semana a senadora Regina Sousa vai participar de debate sobre a reforma política nos municípios de Picos, Oeiras e Floriano. As oitivas da parlamentar contam com o apoio da direção nacional do Partido dos Trabalhadores.

Com assessoria da senadora Regina Sousa

Leia mais:

Regina Sousa: “Minha arena sempre foi a rua”

Senadora Regina participa de ato da CUT pela Reforma Política

To top