No Senado

Rogério Carvalho quer revogar emenda do teto de gastos

“A emenda constitucional 95, somente em 2019, retira cerca de dez bilhões de reais do orçamento da saúde”, alerta Rogério
Rogério Carvalho quer revogar emenda do teto de gastos

Foto: PT na Câmara

O atual deputado federal Rogério Carvalho Santos teve 298 mil votos – 16,4% – e garantiu uma das vagas de Sergipe para o Senado Federal. Em sua plataforma, o médico defende a revogação da emenda constitucional do teto de gastos e a ampliação de investimentos na seguridade social.

Na Câmara dos Deputados, dentre outros projetos, Rogério foi um dos relatores do projeto de lei que originou o programa Mais Médicos durante a gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff.

“Pretendo levar ao Senado Federal a pauta da seguridade social. A emenda constitucional 95 – teto de gastos – somente em 2019 retira cerca de dez bilhões de reais do orçamento da saúde. Buscarei a revogação da emenda do teto, o aumento dos investimentos na área da saúde. Precisamos trabalhar por isso”, disse em recente entrevista ao Brasil 247.

O senador eleito também defende o aumento de investimentos na educação como uma forma de afastar os jovens do crime organizado e do tráfico de drogas. Ações de combate ao crime organizado, planejamento e área de inteligência ao invés de ações apenas nas atividades ostensivas.

“[Hoje] a segurança pública é tratada como combate ao agente delituoso. Segurança pública não pode ser tratada deste forma. Segurança pública é a utilização de todos os meios e recursos para reduzir a vulnerabilidade do cidadão em relação a sua segurança. Não acredito que medidas isoladas apenas de combate ao agente delituoso melhorem os indicadores [da segurança pública]”.

De acordo com estudo do IPEA, de junho deste ano, a cidade de Aracaju, capital de Sergipe, é a 23º mais violenta do País. 76,5 mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Para Rogério, a federalização de alguns crimes com a possibilidade de participação da Policia Federal nas investigações seria benéfico para o combate aos crescentes índices de violência, além do combate ao crime organizado, inclusive, dentro dos presídios.

“Não existe um jeito simples e mágico de fazer isso, como acreditam alguns, que pedem a redução da maioridade penal. Não é por aí. Precisamos melhorar a qualidade das escolas, ampliar o investimento como foi idealizado pela presidenta Dilma com os recursos do pré-sal e gerar empregos de qualidade e renda para que nossa juventude possa ter o protagonismo econômico”.

Saiba mais sobre o novo senador
Rogério Carvalho Santos nasceu em Aracaju, capital de Sergipe, em 2 de agosto de 1968. Filho do casal Nourival da Silva Santos e Maria Lourdes de Carvalho Santos, Rogério foi criado em Lagarto, cidade na região centro-sul do estado. Começou sua atuação política no movimento estudantil, enquanto cursava medicina na Universidade Federal de Sergipe, tendo sido presidente do Centro Acadêmico (Camed) e da Direção Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) entre 1991 e 1993, além de membro da Diretoria Executiva da União Nacional dos Estudantes.

Após concluir a graduação em 1993, fez especialização em gestão hospitalar, residência médica em Medicina Preventiva e Social, além de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva na Universidade de Campinas (Unicamp).

Entre 2001 e 2006 ocupou o cargo de secretário de Saúde de Aracaju e do estado de Sergipe. Foi eleito deputado estadual e federal, sendo o deputado federal mais bem votado do estado até então.

To top