Foi aprovado o requerimento do senador Rogério Carvalho (PT-SE) que convida o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, para prestar esclarecimentos sobre a suspensão dos estudos clínicos da vacina conhecida como CoronaVac. O requerimento foi apresentado na reunião remota desta quarta-feira (11) da Comissão Mista de Acompanhamento da Covid-19.
“Exigimos explicações dos motivos para se interromper os estudos de uma vacina no momento em que o Brasil espera ansioso pelo fim da pandemia. Não podemos aceitar politizar uma questão crucial para saúde pública nacional”, afirmou o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho.
Outros dois requerimentos foram aprovados, dos senadores Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da Comissão, e Randolfe Rodrigues (REDE-AP). Em ambos os casos, os senadores convidam também Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan, que participa dos testes da vacina e tem parceria com a China para a futura produção da CoronaVac.
A audiência com os representantes da Anvisa e do Instituto Butantan será nesta sexta-feira, dia 13. Os integrantes da Comissão Mista querem saber em que condições foram suspensos os testes da vacina, no início desta semana.
A Anvisa alegou decisão técnica por falta de informações, mas o Instituto Butantan assegurou que todos os dados foram encaminhados e que a morte de um voluntário não teve relação com a CoronaVac, por se tratar de suicídio.
Com informações da Agência Senado