Os senadores Romero Jucá e Romário foram eleitos, respectivamente, relator e presidenta da CPI da CBFO Senado instalou, nesta terça-feira (14), a Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA 2014 (COL), realizada no Brasil. Na oportunidade, o senador Romário (PSB-RJ) foi eleito, por aclamação, o presidente do colegiado. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) foi escolhido para ser o relator dos trabalhos.
O senador Romário agradeceu aos colegas a escolha para presidir os trabalhos e disse que essa é uma oportunidade única de moralizar o futebol do País. “Sabemos que vivemos um momento muito ruim do nosso futebol. E através de uma CPI séria, teremos a possibilidade de repaginar, modernizar e moralizar o futebol como um todo”, disse.
Romero Jucá, relator da CPI, destacou que os resultados obtidos dentro do campo, principalmente pela seleção brasileira, são fruto do processo de desestruturação que o futebol brasileiro tem sofrido. “Nós temos uma responsabilidade muito grande. A ponta do iceberg são os resultados que têm envergonhado o País, como os 7 a 1. Mas, isso é resultado de um processo de corrosão que redunda na desvalorização do futebol e, consequentemente, se desestruturando o futebol, se desestrutura os resultados obtidos”.
O senador Omar Aziz (PSD-AM) enfatizou que a CPI não pode servir apenas como uma “caça as bruxas”. Os trabalhos devem servir para melhorar a estrutura do futebol no País como um todo, com atenção em todos os estados da Federação.
“Nós vamos querer soluções para o futebol brasileiro de um modo geral. O futebol não se resume ao Centro-Sul do País. Ele é praticado nos 27 estados. A nossa intenção é trazer propostas para a modernização do futebol do País. Não é possível os clubes estarem endividados e a CBF não ter dívidas. Não é possível ter toda uma estrutura qualificada em torno da seleção brasileira, e passarmos vexames como na Copa do Mundo”.
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) e o senador Donizeti Nogueira (PT-TO) serão os representantes do partido na CPI.
A próxima reunião do colegiado será realizada no dia 4 de agosto. Na oportunidade, o relator deve apresentar o plano de trabalho da comissão.
Rafael Noronha
Leia mais:
Segue à sanção refinanciamento da dívida dos clubes de futebol