Plenário

Senado proíbe uso do Funcap na recuperação de atividades em áreas de preservação permanente

Objetivo da medida é evitar que recursos públicos destinados ao enfrentamento de prejuízos materiais e humanos causados por desastres sejam investidos na continuidade de atividades em áreas de risco

Alessandro Dantas

Senado proíbe uso do Funcap na recuperação de atividades em áreas de preservação permanente

Aprovada pelo plenário, proposta segue para sanção presidencial

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17/4) emenda da Câmara dos Deputados ao projeto de lei que permite o uso de recursos do Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap) na recuperação de solos ou investimentos produtivos em propriedades da agricultura familiar afetadas por desastres, como enchentes. O Projeto de Lei (PL 5.231/2023) segue para sanção presidencial. 

A emenda inserida pelos deputados ao projeto, da então senadora Gleisi Hoffmann (PT-RS), proíbe a aplicação dos recursos do Funcap na recuperação de atividades econômicas em áreas de preservação permanente.  

Segundo a justificação apresentada, a vedação objetiva impedir a permanência das atividades em áreas de risco, evitando o aprofundamento da “fragilidade física, social, econômica e ambiental de uma comunidade ou ecossistema expostos a eventos físicos extremos”. 

A medida evita que recursos públicos destinados ao enfrentamento de prejuízos materiais e humanos causados por desastres, sejam investidos na continuidade de atividades em áreas de risco, ou seja, em locais sujeitos a novas ocorrências. 

Administrado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o fundo público financia ações de reconstrução de áreas em situação de emergência ou estado de calamidade pública.

To top