Além de prestarem solidariedade, senadores do PT cobraram ações do Congresso Nacional após o ataque de um aluno que deixou uma vítima e quatro feridos, em São Paulo.
O caso aconteceu na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia. Um aluno de 13 anos invadiu a escola e atingiu pelas costas a professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos, que acabou morrendo após sofrer uma parada cardíaca. Outras três professoras e um outro estudante também foram feridos.
“Minha solidariedade às famílias das vítimas deste atentado em São Paulo que chocou o país. O Congresso Nacional precisa agir para evitar tragédias como esta. É urgente aumentar, na lei, o tempo de internação do adolescente infrator, conforme define meu Projeto de Lei 3030/2019. O novo prazo deve ser fruto de intenso debate, e passa também pela melhoria do sistema socioeducativo”, defendeu Fabiano Contarato.
O projeto do parlamentar aumenta tanto o período máximo de internação de jovem infrator de três para cinco anos e quanto a liberação compulsória de 21 para 23 anos de idade. Além disso, o texto determina a reavaliação da internação a cada seis meses.
É urgente aumentar, na lei, o tempo de internação do adolescente infrator, conforme define meu Projeto de Lei 3030/2019. O novo prazo deve ser fruto de intenso debate, e passa também pela melhoria do sistema socioeducativo.
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) March 27, 2023
Paz nas escolas
Outra proposta, de autoria de Paulo Paim, está atualmente na Câmara dos Deputados: o PL 7157/2010. A matéria altera trechos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e, entre outros, passa a prever que escolas tenham em seus quadros profissionais habilitados na manutenção dos espaços educativos, que inclua o zelo pela segurança escolar e as relações pacíficas com a comunidade local.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, o parlamentar pediu que a proposta seja aprovada pelos deputados, destacando que o projeto tem o intuito de fortalecer a cultura de paz nas escolas. Ele aproveitou para também manifestar solidariedade pelo caso em São Paulo.
Ver essa foto no Instagram
Outras manifestações
Pelo Twitter, os demais integrantes do PT no Senado também manifestaram solidariedade e pediram combate “à intolerância e ao preconceito”.
Confira:
Humberto Costa:
Toda a solidariedade a família da professora Elisabeth Tenreiro e aos demais profissionais e estudantes da escola Thomazia Montoro.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) March 27, 2023
Teresa Leitão:
Expresso minha solidaridade à comunidade escolar da Escola Estadual Thomazia Montoro, em SP, vítimas da violência em um espaço que deveria ser seguro. Minha solidariedade especial à família da professora Elisabete Tenreiro, que acordou para dar aula e não voltará para casa.
— Teresa Leitão ⭐ Senadora (@teresaleitao_) March 27, 2023
Rogério Carvalho:
É triste começar a semana com 2 notícias chocantes: Primeiro, um “pai” com a filha no colo agride um jogador do Caxias. A segunda, um atentado em uma escola pública, deixa 3 professoras e um aluno ferido. Precisamos resgatar o amor e a solidariedade nos corações brasileiros!
— Rogério Carvalho 🇧🇷 1️⃣3️⃣ (@SenadorRogerio) March 27, 2023