O resultado pífio apresentado até o momento pelo governo Bolsonaro na cobertura vacinal da população brasileira contra a Covid-19 tem preocupado os senadores do PT.
Para o senador Paulo Paim (PT-RS), a população precisa cobrar responsabilidade e agilidade do governo na compra de vacinas, além da criação imediata de uma campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.
“Em um mês, vacinamos apenas 2,83% da população. Continuando assim, levaremos quatro anos para vacinar todos. Há países que já imunizaram 50% da população, como Israel. A população precisa pressionar; exigir a compra de vacinas. Falta campanha nacional de conscientização pela importância da vacinação. Vacina para todos, já”, destacou o senador.
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) lamentou a negligência do governo com a pandemia e o número de vítimas fatais da Covid-19 que se aproxima de 250 mil mortes em um ano de pandemia.
“Nós estamos vivendo o pior momento da pandemia, quase 250 mil vidas perdidas no País. O mais assustador é a negligência do governo brasileiro em buscar a solução para esse caos. Somente vacina para todos vai nos livrar dessa crise sanitária, salvar vidas e a economia”, disse.
Registro definitivo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, nesta terça-feira (23), o registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. O registro definitivo autoriza a importação da vacina para o Brasil. A vacina é a primeira contra a doença a obter o registro sanitário definitivo no país, mas ela ainda não está disponível em solo brasileiro.
O líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA), destacou o papel do Congresso Nacional para viabilizar um orçamento que viabilize a compra do material necessário para a imunização dos brasileiros.
“Nós estamos fazendo nossa parte no Congresso Nacional: aprovando um Orçamento que garanta os recursos necessários para a aquisição de todos os imunizantes devidamente aprovados pela Anvisa”, afirmou.