Investigações

Senadores avaliam CPI para investigar tentativa de golpe

Parlamentares articulam criação de comissão para investigar atos antidemocráticos. "A reação do Congresso precisa ser muito dura", aponta Humberto
Senadores avaliam CPI para investigar tentativa de golpe

Foto: Agência Brasil

Quem são os arruaceiros criminosos que estavam depredando os prédios que abrigam os Três Poderes da República no dia de ontem? Qual a motivação para defesa de um golpe militar? Quem financia e patrocina os acampamentos golpistas em frente aos quartéis? As respostas dessas questões podem começar a surgir a partir de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que está em debate entre os senadores.

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse, em entrevista concedida à Rádio CBN, que uma possível CPI para apurar atos golpistas em Brasília poderá investigar políticos que apoiaram as manifestações, além de apontar os financiadores dos crimes cometidos.

“A reação do Congresso precisa ser muito dura. Já está circulando um pedido de instalação de CPI para investigação desses atos terroristas. E acredito que o grau de adesão à essa proposição é muito forte”, disse o senador.

De acordo com Humberto, a apresentação do requerimento com as devidas assinaturas deverá ocorrer no começo de fevereiro, quando se inicia a nova legislatura. “Tenho a convicção de que, até mesmo, os novos senadores e as novas senadoras que foram recentemente eleitos tem total interesse em participar [das investigações]”, explicou Humberto.

O requerimento de abertura da CPI já possui 33 assinaturas. O número é mais que suficiente, uma vez que são necessários, no mínimo, 27 apoiamentos. O líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA), orientou todos os colegas do partido a assinarem o pedido de abertura da CPI.

“Forças policiais e armadas conspirando contra a democracia e patrocinando crime de golpe de Estado não é novidade em 523 anos de Brasil. Essa vergonha repetiu-se, novamente financiada por gente rica e tarada em ditaduras. Assinei o pedido de CPI do terrorismo. A gorilagem babando ódio e sangue vai ser enquadrada exemplarmente”, destacou o senador Fabiano Contarato (PT-ES).

To top