Victor Jucá/Divulgação

O Agente Secreto ganha melhor direção e melhor ator em Cannes. Prêmios foram para Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura
Os senadores do PT celebraram os prêmios conquistados pelo filme brasileiro “O Agente Secreto” no Festival de Cinema de Cannes, na França. Kleber Mendonça Filho recebeu o troféu de Melhor Direção, o que não acontecia desde 1969. Já o ator Wagner Moura levou o de melhor ator, prêmio inédito para o Brasil no Festival.
O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), destacou que o Brasil brilhou em Cannes — e brilhou alto.
“Nosso talento, nossa história e nossa cultura mais uma vez conquistaram o mundo”, disse.
“O cinema nacional não é só entretenimento. É instrumento de consciência, identidade e liberdade. É nossa voz no mundo. É nossa memória coletiva em movimento”, enfatizou Rogério.
“O Agente Secreto” conta com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. Ambientado nos anos 1970, o filme conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.
O presidente do PT, senador Humberto Costa (PE), apontou que a cultura brasileira renasce com força total após anos de ataques, em referência à postura adotada pelo governo anterior.
“O cinema nacional prova mais uma vez seu valor. É a nossa arte resistindo e brilhando”, comemorou Humberto.
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) classificou o ano de 2025 como “histórico para o cinema brasileiro”. Além da vitória em Cannes, o Brasil também conquistou neste ano a primeira estatueta do país no Oscar.
Já o senador Fabiano Contarato (PT-ES) mostrou a “alegria” em ver o cinema brasileiro “brilhar no mundo”.
“É o reconhecimento de talentos gigantes e da força criativa que pulsa no nosso país. Parabéns à equipe! Viva o cinema nacional!”, exaltou Contarato.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também celebrou as conquistas do cinema brasileiro, em especial, do baiano Wagner Moura, destacando que essa é a escolha dele como melhor ator desta edição do festival é inédita.