apuração do descaso

Senadores do PT cobram urgência na instalação de CPI da Covid

“Foram recolhidas assinaturas para investigar ilegalidades cometidas pelo governo Bolsonaro durante a pandemia
:: Rafael Noronha4 de fevereiro de 2021 11:01

Senadores do PT cobram urgência na instalação de CPI da Covid

:: Rafael Noronha4 de fevereiro de 2021

O Senado está prestes a abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as ações omissões do governo Bolsonaro no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no país. O requerimento para instalação do colegiado feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) destaca que Brasil é, hoje, o segundo país com mais mortes pela doença. O dado evidencia a falta de controle da crise sanitária.

“Foram recolhidas as 27 assinaturas suficientes para instalar a CPI que investigará todas as barbaridades ilegais cometidas pelo governo Bolsonaro durante a pandemia. Cobraremos do Senado responsabilidade para um tema tão importante”, disse o senador Paulo Rocha (PA), líder do PT no Senado.

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), líder da Minoria, apontou que a instalação da CPI se justifica pelas diversas ações equivocadas tomadas pelo presidente e a adoção de postura de negligência e negacionismo durante a pandemia.

“Estímulo ao uso de medicamentos ineficazes, negligência diante do caos da falta de oxigênio no Amazonas, atraso na vacinação, desqualificação do isolamento social, provocando aumento do contágio da Covid-19. Nós queremos uma apuração dos crimes cometidos pelo governo Bolsonaro em meio aos tantos absurdos que o presidente praticou na pandemia      , destacou o senador.

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), ex-ministro da saúde, é preciso que os responsáveis por tamanho descaso sejam devidamente responsabilizados e punidos por terem colocado em risco a vida dos cidadãos. “Esses criminosos têm de pagar por tudo que fizeram. Mais de 225 mil brasileiros já perderam a vida no país diante de tanto descaso e omissão”, salientou.

A CPI pode ser criada no âmbito de cada uma das Casas (Câmara e Senado), por requerimento de um terço dos parlamentares, ou do Congresso Nacional, por requerimento de um terço dos senadores e um terço dos deputados. Alcançado o número mínimo de assinaturas, cabe ao presidente instalar o colegiado.

Leia também