Paim classifica como ‘atentado à vida’ o rompimento de barragens em MG

Paim classifica como ‘atentado à vida’ o rompimento de barragens em MG

Paim: nações que não cuidam de “seu meio ambiente e do seu povo” estão fadadas ao fracasso totalO senador Paulo Paim (PT-RS) classificou como um “atentado à vida na sua plenitude” o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, que causou uma enxurrada de lama e inundou centenas de casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). Em discurso ao plenário do Senado, nesta segunda-feira (16), o parlamentar cobrou ações em relação ao desastre. 

“Grande parte da fauna do Rio Doce foi eliminada. Há uma crise de abastecimento de água em todo o Vale do Rio Doce. Uma catástrofe. O Brasil exige que os culpados sejam punidos, sejam eles do Estado ou da iniciativa privada”, afirmou o parlamentar. 

Ainda de acordo com Paim, o Brasil não faz o dever de casa quanto à prevenção de acidentes ambientais por falta de fiscalização e segurança para a população. Ele lembrou que as nações que não cuidam de “seu meio ambiente e do seu povo” estão fadadas ao fracasso total. 

Com o rompimento das barragens da Samarco cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos atingiram várias comunidades de Mariana. Até o momento, o saldo da tragédia é de 11 mortos e 15 pessoas ainda desaparecidas. Além disso, 185 famílias perderam suas casas ou tiveram seus imóveis afetados. 

Ataques em Paris

Paim também manifestou sobre os atentados que deixaram mais de 130 vítimas até o momento – cerca de 80 pessoas ainda estão em estado grave, além de centenas de feridos. Para o parlamentar, a tragédia é a “realidade de uma guerra sem fim”, sejam as guerras civis ou entre países. 

“Há uma intolerância radical como nunca na história da humanidade, é o que estamos vendo”, acredita o parlamentar. Para ele, não existem desculpas para guerras, atentados terroristas, fanatismo, violência, falta de segurança na cidade e nos campos, morte por fome e falta de atendimento médico. 

“A principal responsabilidade dos governantes mundiais é proporcionar bem-estar à população. E a paz e o amor são ingredientes indispensáveis para atingir esse objetivo. É preciso elevar o espírito, esperançar e orar pela paz mundial”, afirmou o senador petista.

 

Leia mais:

Artigo de Gleisi comenta a catástrofe ambiental de Mariana e o ataque a Paris 

Multas à mineradora Samarco podem chegar a R$ 100 milhões, segundo o Ibama

Dilma cobra de mineradora a responsabilidade por danos da enxurrada

To top