Paim cobra responsabilidade dos entes federativos na prevenção ao vírus Zika

Paim cobra responsabilidade dos entes federativos na prevenção ao vírus Zika

Paim sobre demora na entrega de kits nas unidades de saúde: vamos atropelar a democraciaO combate à epidemia do vírus Zika, que tem relação com o aumento de casos de microcefalia no País, deve ser assegurado pelos governantes brasileiros, na opinião do senador Paulo Paim (PT-RS). O parlamentar cobrou, nesta terça-feira (16), uma responsabilidade efetiva de todos os entes federativos pela prevenção à doença. 

“Infelizmente, porém, não é isso que estamos vendo por parte do governo. E quando eu falo em governo, falo em governo municipal, estadual e, claro, da União”, disse o parlamentar, em discurso ao plenário. 

O último boletim do Ministério da Saúde aponta que há 462 casos já confirmados de microcefalia em todos os estados brasileiros. Destes, 41 tem relação comprovada com o Zika. Paim lembrou que o vírus se espalhou de forma tão rápida pelo Brasil por ter encontrado, por aqui, um ambiente “absolutamente favorável”. Especialmente pelo fato do mosquito transmissor dessa e outras enfermidades – como dengue e chikungunya – ser um velho conhecido dos brasileiros, o Aedes aegypti. 

O senador reconheceu o esforço do governo federal nas ações de combate ao mosquito, mas ressaltou que a burocracia e a falta de material atrapalham. Ele criticou o atraso no envio de até cinco meses para unidades de saúde de kits rápidos para detectar as principais doenças transmitidas pelo mosquito. 

“O Ministério da Saúde afirmou que a demora é decorrência de problemas de licitação. Vamos atropelar a burocracia. A vida e a saúde não podem esperar”, esbravejou Paim. 

Além do recente surto do vírus Zika, o parlamentar lembrou que o País ainda convive há anos com recordes de casos de epidemia de dengue. No ano passado, foram registrados 1,6 milhão de possíveis casos da doença – 178% a mais que em 2014. A enfermidade ainda foi a causa da morte de 843 brasileiros em 2015, alta de 80% em relação ao ano anterior. 

O senador cobrou do Estado que estruture equipes de saúde multidisciplinares, com médicos, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, enfermeiros e quem mais puder auxiliar no combate ao vírus Zika. “Não estou fazendo críticas. Estou fazendo ponderações na construção de alternativas rápidas no combate ao vírus”, disse. 

Paim destacou ainda a parceria entre Brasil e Estados Unidos no desenvolvimento de uma vacina para o vírus Zika, que pode estar concluída em cerca de um ano. 

“Enquanto isso não ocorre, contudo, é preciso oferecer apoio adequado às famílias das crianças que já nasceram com a síndrome [da microcefalia]. Os pais, mães, avós e irmãos precisam ser informados sobre as reais condições de seus familiares, suas potencialidades, os cuidados especiais necessários e as providências que podem ser tomadas desde já para que esses meninos e essas meninas sofram o mínimo possível ao longo da vida”, cobrou o petista. 

Leia mais:

Agentes e militares voltam a visitar casas para combater mosquito da dengue 

Registrado teste que detecta zika, chikungunya e dengue de forma combinada 

Humberto enfatiza necessidade de unir forças contra o Aedes aegypti 

 

Governo determina abertura de imóveis para localizar e combater o Aedes

To top