Paim quer votação imediata do projeto que regulamenta o pagamento de pensões

Paim quer votação imediata do projeto que regulamenta o pagamento de pensões

Paim: “Agora que há uma decisão,  que o Governo está mandando fazer a sua parte no projeto do Congresso, só falta o Congresso votar”O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu que o Congresso Nacional aprecie os vetos da presidenta Dilma Rousseff a pontos muito específicos de projetos sobre os quais já existe acordo. É assim com a proposta que abre crédito de  RS 368.258.333,00 para o pagamento dos benefícios de aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus. O Aerus reúne aposentados e pensionistas das extintas companhias aéreas Varig, Cruzeiro e Transbrasil.

O pagamento foi determinado por sentença judicial no final do ano passado. Pela sentença, a União e o Aerus ficam obrigados a manter os pagamentos de complementação de aposentadorias, pensões e auxílios-doença para todos os participantes do instituto. “Agora que há uma decisão, agora que o Governo está mandando fazer a sua parte no projeto do Congresso, só falta o Congresso votar”.

O senador gaúcho, um dos maiores articuladores no Congresso em defesa dos “velhinhos” do Aerus apelou aos parlamentares para que a votação aconteça já na próxima terça-feira (14). “Eu não consigo nem imaginar que possamos entrar em recesso sem votar apenas um projeto que é uma verba complementar que o Governo mandou para pagar os idosos. Isso não é briga nenhuma de reajuste, não é nada. Decisão do Supremo, o Governo está cumprindo a sua parte, mandou para cá, e o Congresso não vota!”, queixou-se.

Transplante
No pronunciamento desta sexta-feira (10), o senador gaúcho cumprimentou o Ministério da Saúde pela regulamentação da portaria que incorpora à lista de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), o transplante de células-tronco hematopoiéticas entre parentes.

Com isso, os portadores de anemia falciforme podem ter aumento de sobrevida, controlar as dores e até chegar à cura. Estimativas apontam que, no Brasil, entre 25 mil e 50 mil pessoas tenham a doença. A grande maioria são negros. A anemia falciforme apresenta alta morbidade e mortalidade precoce.

Com o transplante, o paciente  praticamente zera toda a capacidade de respostas imunológicas e, com isso, requer uma infraestrutura hospitalar que atenda requisitos de segurança, como isolamento e uma equipe multidisciplinar qualificada para garantir o sucesso do procedimento.

Leia mais:

Paim pede recursos para cumprimento de decisão do caso Aerus
Paim espera que futuros pagamentos para o Aerus sejam cumpridos

To top