Para Donizeti Nogueira, educação é o melhor caminho para jovens infratores

“Os estudos indicam que 70% dos adolescentes que vão para o sistema socioeducativo são salvos”, disse DonizetiO senador Donizeti Nogueira (PT-TO) refutou, nesta quinta-feira (07), a ideia defendida por alguns setores da sociedade e do Congresso Nacional, de que a redução da maioridade penal dos 18 para os 16 anos seja a solução mais adequada para que os índices de criminalidade registrados no País sejam reduzidos.

“Eu me posiciono contra a redução da maioridade penal, porque não existem dados, não existem estudos, não existem elementos para dizer que a simples redução da maioridade penal vá resolver o problema da violência em nosso País”, disse.

Para ele, a redução da maioridade penal traz um problema ainda mais grave, maior, para a sociedade brasileira. “Reduzir a maioridade penal hoje no Brasil, na contramão do que acontece no mundo, é criar um problema mais grave para a sociedade brasileira, porque essas crianças, esses jovens, esses adolescentes vão ser encarcerados num sistema deteriorado, num sistema que não dá resposta para a reinserção do cidadão apenado, depois que cumpra sua pena, para voltar a ter uma convivência na sociedade. Mais do que isso: os presídios estão lotados”, avaliou.

Além disso, o senador apontou que, no Brasil, existe um déficit de julgamento muito grande de que o Judiciário não tem dado conta. Cerca de 30% ou mais dos presos, que ainda não são apenados, estão aguardando julgamento.

Uma solução para a questão, que é o sistema socioeducativo, de acordo com Donizeti, também não está dando conta de atender aos adolescentes por ser um sistema precário. Apesar disso, para o senador, o sistema socioeducativo tem se revelado muito mais eficiente do que as penitenciárias e os presídios.

“Os estudos indicam que 70% dos adolescentes que vão para o sistema socioeducativo são salvos, são reinseridos na sociedade e não voltam a cometer o crime. Já no sistema penitenciário, essa possibilidade do não envolvimento com o crime é de menos de 30%”, relatou.

Reduzir a maioridade penal para os 16 anos de idade, na visão do senador, apenar serviria para empurrar adolescentes para resolver um problema que ele não criou. “Esse é um problema da sociedade brasileira que tem que assumir para si e inaugurar um novo tempo em nosso País, que não é a redução, mas é fazer com que todas as crianças, todos os adolescentes estejam em boas escolas, estejam sendo inseridos na vida”, enfatizou.

Para o senador, esse cenário apenas será mudado quando a educação, desde os primeiro anos, for profundamente repensada e a grade curricular fizer parte de um contexto em que a realidade dessas crianças estão inseridas e do meio em que elas convivem.

“Muitas vezes os livros vêm de outras realidades que são incutidas nas cabeças das crianças, e estas não se sentem inseridas naquele processo. Por isso, a educação precisa ser a partir da realidade, a partir do convívio, do contexto em que estão inseridas”, avaliou. “Esse adolescente que for encarcerado nesse sistema penitenciário que está aí vai voltar mais violento, vai criar mais problemas para a sociedade brasileira”, concluiu.

Rafael Noronha

 

Leia mais:

Dilma critica redução da maioridade penal em evento para juventude rural

Especialistas bombardeiam proposta de redução da maioridade penal

Em ato público, Humberto Costa critica redução da maioridade penal no Brasil

To top