Redução da maioridade é investida contra os direitos humanos, diz Fátima

Fátima: “O que precisamos é encontrar formas de implementar plenamente direitos de educação, saúde e outros, previstos no ECA e na Constituição”Reduzir a proposta da redução da maioridade penal a uma retaliação contra o governo petista é apequenar a discussão e pautar o problema por um sentimento de vingança. A análise da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) é uma resposta ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que, nesse final de semana, anunciou a aceleração da votação em plenário da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 171/1993) que fixa uma nova maioridade no País.

O movimento de retaliação de Cunha começou assim que um grupo de deputados de seis partidos ajuizou mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para cancelar a sessão da última semana referente à reforma política – no item que autorizou a inclusão, na Constituição, do financiamento privado de campanhas para partidos políticos.

Para o grupo, o presidente da Câmara está afrontando o regimento. Cunha, por sua vez, chama os deputados de chorões e atribui o movimento ao Executivo, que anunciou a decisão de criar uma comissão de ministros para estudar profundamente uma alternativa à proposta que tramita na Câmara. Para afrontar o “inimigo da vez”, o deputado-presidente anunciou a disposição de acelerar a lei que endurece a punição para os adolescentes que cometem crimes. Convencido de que a população apoia a medida, o presidente da Câmara quer convocar um referendo popular para homologar a decisão.

“Ao se pronunciar sobre o mérito da PEC, o presidente da Câmara fala como se aprovar a alteração da maioridade penal fosse uma questão, inclusive, de derrotar o PT… Meu Deus, isso é um sentimento muito pequeno”, observou Fátima Bezerra.

Ela lembrou que os setores mais progressistas, como entidades civis, ligadas aos direitos humanos, advogados, magistrados, especialistas e grande parte dos religiosos e o próprio governo entendem que se a redução da idade penal for aprovada como pretende Eduardo Cunha, “quem levará um golpe profundo serão os direitos humanos e a juventude deste País, especialmente os jovens pobres, os jovens negros”, disse.

De acordo com a senadora, punir com prisão os menores infratores não contribuirá para reduzir os índices de criminalidade. “Aqueles que defendem a redução da maioridade penal teimam em comparar nossa situação com o restante do mundo, muitas vezes manipulando os dados, inclusive, a seu favor”, afirmou . Ela lembrou que, ao contrário do que muita gente diz, hoje o Brasil é um dos poucos países que fixa o início da responsabilidade juvenil aos 12 anos. A maioria dos países da Europa, por exemplo, só o faz a partir dos 14 anos. “Responsabilizar jovens como jovens é uma coisa – e isso, inclusive, já é feito. Agora, punir jovens como se adultos fossem é outra completamente diferente”, alertou.

A redução da maioridade, segundo os números apresentados pela parlamentar potiguar, não significa menos violência. “Será que os defensores da redução da maioridade penal sabem que menos de 1% dos homicídios cometidos no País têm como autores menores de 18 anos?”, questionou, baseada em dados do Ministério da Justiça e da Unicef, que também informam que, dos 20 mil adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, apenas 11% cumprem pena por assassinato. A maioria, 43%, cometeu crimes contra o patrimônio, como furto e roubo. Outros 26,6% estão presos por envolvimento com o tráfico de drogas.

Para ela, o problema não é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Com o Estatuto da Criança e do Adolescente, temos uma das legislações mais avançadas do mundo. Mas é preciso que a lei seja cumprida, porque não adianta termos uma lei baseada na ressocialização, se as unidades sócio-educativas estão superlotadas, muitas vezes nos moldes das prisões comuns”, analisou.

Fátima defendeu a educação, de preferência em tempo integral, como saída para a violência. E concluiu: “Não temos que endurecer a lei, mas cumpri-la. O que precisamos é encontrar formas de implementar plenamente direitos de educação, saúde e outros, previstos no ECA e na Constituição. A sociedade não está fazendo o seu trabalho: é negligente com a educação de seus jovens e, depois, quer resolver problemas sociais com punição, botando na cadeia.

 

Leia mais:

Para Donizeti Nogueira, educação é o melhor caminho para jovens infratores

Dilma critica redução da maioridade penal em evento para juventude rural

Especialistas bombardeiam proposta de redução da maioridade penal

Em ato público, Humberto Costa critica redução da maioridade penal no Brasil

To top