Suplicy defende Governo Aberto

“Não podemos conviver com meias verdades, todos têm o direito de ter acesso a tudo que é praticado pelo governo”.

O senador Eduardo Suplicy defendeu hoje a imediata votação do projeto de lei que garante a abertura dos arquivos secretos do governo.  “Não podemos conviver com meias verdades no século XXI, a população tem o direito de ter acesso a tudo que é praticado pelo governo”, afirmou. Suplicy falou sobre a importância das redes sociais para a mobilização das pessoas em todo o mundo e lembrou que nesta terça-feira (20/09), tanto a presidenta Dilma quando o norte-americano Obama destacaram a necessidade de que os governos sejam “abertos”.

“Poucos sabem que isto é uma novidade radical na governança internacional. Até hoje a grande maioria dos governos do mundo foi opaco e apenas nesses primeiros anos do século XXI, com a existência da internet e das redes sociais, é que o mundo está realmente começando a perceber que as multidões podem interferir concretamente e transformar os governos de seus países, como está acontecendo na Primavera Árabe, citada por Dilma na reunião de hoje”, destacou o senador.

Suplicy disse que a mobilização de comunidades por meio da internet é “a grande novidade que está marcando a segunda metade do Século XXI e mudando o tom dos discursos, que podem mudar as atitudes dos senhores do mundo”. Ele destacou que o exemplo máximo de como isso se dá é o apoio da presidenta à inclusão da Palestina como membro pleno da ONU, que não é partilhada por Obama por motivos políticos, mas o é pela grande maioria dos mais de 190 membros desta instituição.

 “Nosso comentário aqui é que a questão Palestina, a qualquer momento, pode levar o mundo a uma guerra capaz de incendiá-lo”, alertou. E prosseguiu: “todas as guerras são crimes contra a humanidade e só agora as grandes multidões estão conscientes disto. Só agora as multidões estão começando a encontrar seu papel de sujeitos da história e Dilma se refere, claramente, ao incipiente papel que uma minoria milenarmente oprimida, a das mulheres, está conseguindo aos poucos conquistar (pacificamente)”.

E concluiu: “Nenhuma forma de ditadura é mais aceita pelas populações já conscientes de seus direitos, o que só conseguiram obter a partir das tecnologias de informação, que agem em tempo real e à velocidade da luz (internet, redes sociais, etc.). São estas tecnologias que podem transformar o mundo em décadas, coisa que nunca foi possível em milênios porque as classes oprimidas foram induzidas a acreditar que os poderosos estavam no poder por designo divino”.

Veja abaixo a íntegra do discurso de Eduardo Suplicy

 

To top