Criação PT Redes
![PT 45 anos: um instrumento para o povo poder dirigir o país](https://ptnosenado.org.br/wp-content/uploads/2025/01/pt_45_anos_marca_horizontal_positiva_full_prancheta_1.jpg)
Segundo Jilmar Tatto, Ao comemorar seus 45 anos de história no cenário político do país, o PT parte agora para “construir um novo salto de crescimento e combater ainda mais privilégios, injustiças e desigualdades"
Senadores e senadoras do PT utilizaram as redes sociais para parabenizar o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras que completa neste 10 de fevereiro 45 anos de fundação. Ao longo desse período, o partido, seus integrantes e sua militância lutaram contra a ditadura, defenderam a democracia no país e trabalharam incansavelmente por uma sociedade mais justa.
O PT nasceu em 10 de fevereiro de 1980, durante histórica reunião no Colégio Sion, em São Paulo, com o objetivo de dar voz e vez à imensa maioria da população brasileira da cidade e do campo que, ao longo de sua história, foi colocada à margem das grandes decisões políticas e da distribuição da riqueza do país.
O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), definiu o PT como um instrumento político-partidário que permitiu ao povo participar das decisões que interferem na vida de todos os brasileiros e brasileiras.
“O PT oportunizou que diferentes setores da sociedade, das diversas classes sociais, pudessem chegar ao Congresso Nacional, dirigir cidades, estados, dirigir o Brasil, como nosso presidente Lula. O PT é um instrumento que permite ao povo participar da política e da democracia. É a garantia de que nós vivemos numa democracia”, disse.
Para Humberto Costa (PT-PE), o PT representa um projeto de resgate da cidadania do povo brasileiro, que, apesar de muito jovem, já cumpriu o papel histórico importantíssimo na luta contra a ditadura, na consolidação da democracia no Brasil e, acima de tudo, na construção de um projeto de inclusão social para a população brasileira.
“Por essa razão, o PT é o mais querido do Brasil”, resumiu.
Em vídeo, Gleisi celebra aniversário do PT: “45 anos não são 45 dias”
Na mesma linha, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) destacou o papel fundamental do PT, que logo no início de sua trajetória, enfrentou a ditadura militar na luta pela retomada da democracia no Brasil.
“Há 45 anos essa estrela me conduz. Conduz também os trabalhadores brasileiros. Conduz a juventude. Conduz o povo pobre desse país para uma sociedade tão sonhada e desejada. O PT é isso. O maior partido de esquerda do Ocidente”, enfatizou.
Partido das grandes causas
O senador Paulo Paim (PT-RS) classificou o PT como “o partido das grandes causas” do povo brasileiro, e que, agora, tem se dedicado a ajudar o presidente Lula na missão de reconstruir o Brasil.
“O PT é o partido das grandes causas do povo brasileiro. Da dignidade humana, da justiça social, do trabalho decente, da defesa das diversidades, da luta antirracista. O PT é o partido que está ajudando o presidente Lula a construir o Brasil. Com a democracia e muita fé, seguimos em frente. Já fizemos muito, mas ainda há muito por fazer”, afirmou.
A senadora Teresa Leitão (PT-PE), filiada há 25 anos, disse que o partido mudou e tornou mais ampla a sua visão de mundo.
“O PT significou um projeto de país onde eu me insiro, pelo qual eu luto, junto com todas as teses do nosso partido, tão importante para a sociedade brasileira, que tantas transformações vem fazendo pelo Brasil e pelo povo”, destacou.
PT, 45 anos: o partido que torna o Brasil mais justo e igualitário, dizem petistas
Construção coletiva e plural
Para o senador Jaques Wagner (PT-BA), o PT chega aos 45 anos com uma longa, bonita e superimportante história. O atual líder do governo Lula no Senado apontou a importância das discussões feitas pelas tendências do partido que ajudam na construção do país.
“Eu diria que a obra mais importante que o presidente Lula considera é a construção do PT e a longevidade que conseguimos. Não é todo partido que consegue. Isso mostra que o PT tem raízes muito profundas. Viva o PT! Viva a democracia! Viva a liberdade!”, comemorou.
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) mostrou todo o orgulho de fazer parte do PT e elencou parte dos programas e políticas públicas criadas pelo partido que impactaram diretamente nos rumos do Brasil.
“Esse é o partido que institui políticas públicas para reduzir a desigualdade. Nós temos exemplos como o ProUni; Pronatec; Projovem; Minha Casa, Minha Vida; Luz Para Todos; Sisu; Samu. É esse o partido que diminui o abismo existente entre os milhões de pobres e a concentração de riqueza nas mãos de tão poucos. Não tenha dúvida, em qualquer lugar, quem sempre está defendendo o trabalhador é o PT”, enfatizou.