Luto

Senadores do PT lamentam o falecimento do papa Francisco

Parlamentares utilizaram as redes sociais para destacar trajetória do primeiro papa latino-americano e o legado que Francisco deixa para a igreja Católica e para a humanidade

Vatican Media/Divulgação

Senadores do PT lamentam o falecimento do papa Francisco

Francisco esteve à frente da igreja Católica nos últimos 12 anos

Os senadores do PT usaram as redes sociais para manifestar pesar em decorrência da morte de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, aos 88 anos. O líder máximo da Igreja Católica faleceu às 2h35 pelo horário de Brasília, desta segunda-feira (21/4).

O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias.

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), destacou a história de simplicidade, coragem e dedicação aos mais vulneráveis que marcou a trajetória de Francisco.

“Sempre me inspirou sua maneira humana de viver o Evangelho com palavras, mas sobretudo com gestos. Seu pontificado foi um chamado à empatia, ao diálogo e à justiça social”, destacou Rogério.

O presidente nacional do PT, senador Humberto Costa (PE), lembrou que o pontífice havia superado, recentemente, uma pneumonia e surpreendeu os fiéis com uma aparição no domingo de Páscoa para dar, aquela, que seria sua última benção.

“Humilde, forte, um pastor devoto do seu rebanho. Vítima de uma pneumonia bilateral, o Papa Francisco superou a doença para surpreender os fiéis e dar aquela que seria a sua última benção. Justamente, em um Domingo de Páscoa, em que celebramos a ressureição de Cristo”, disse.

A senadora Augusta Brito (PT-CE) também citou o fato de o papa Francisco ter partido logo após as celebrações de Páscoa e desejou que o seu legado continue inspirando a humanidade.

“O Papa Francisco nos deixa logo após as celebrações do domingo de Páscoa. Perdemos um homem de fé, simplicidade e coragem, que tocou o coração do mundo com sua luta por justiça, paz, amor ao próximo e cuidado com os mais vulneráveis. Que seu legado continue nos inspirando”, afirmou.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) destacou o comprometimento de Francisco com os fiéis ao destacar que ele chegou a rezar, durante a pandemia, numa Praça de São Pedro deserta por conta do lockdown.

“Papa Francisco rezou por todos nós em uma praça São Pedro deserta e fechada, sob uma fria garoa, durante a pandemia. Nos trouxe conforto e fé diante do momento de dor e incerteza que vivíamos. Não esqueceremos do grande do gesto. Obrigada, Papa Francisco”, agradeceu.

O senador Beto Faro (PT-PA) desejou que o legado de Francisco inspire as próximas gerações.

“Hoje nos despedimos de um grande líder espiritual. Que o legado de fé, esperança e amor deixado pelo Papa seja lembrado e inspire as próximas gerações. Que ele descanse em paz.”

Para o senador Paulo Paim (PT-RS), Francisco deixa um legado de esperança, diálogo e justiça social.

“Perdemos um líder espiritual que marcou o seu tempo com sua simplicidade, coragem, abnegação e amor ao próximo. O papa Francisco, construiu caminhos em defesa dos pobres, dos excluídos e da paz, por um mundo mais humano e solidário. Ele deixa um legado de esperança, diálogo e justiça social. Que seu exemplo inspire a todos nós.”

Já o senador Fabiano Contarato (PT-ES) afirmou que com sua humildade, compaixão e firme compromisso com os mais vulneráveis, Francisco marcou profundamente a história da igreja Católica.

“Sua voz serena, porém, firme, ecoou em favor da paz, da solidariedade e de um futuro mais justo e fraterno para todos, independentemente da fé. Sua partida deixa um vazio imenso, mas também um legado poderoso de amor, coragem e misericórdia”, disse.

O líder do Governo Lula no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), também citou as qualidades daquele que chamou de “verdadeiro pastor que dedicou a vida à promoção da paz, da justiça social e da dignidade humana.

“Sua liderança espiritual transcendeu fronteiras, tocando corações e inspirando ações em prol dos mais necessitados”, resumiu Randolfe.

Por fim, o líder do Governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que o primeiro papa latino-americano deixa um legado de acolhimento das minorias, predileção pelas periferias e defesa dos mais pobres.

“Esse é o seu legado que permanecerá inspirando gerações de fiéis, independente de crenças e religiões. O mundo lembrará para sempre da sua lição de fé e amor. Francisco, presente!”, enfatizou Wagner.

To top