Agência Brasil

O Projeto de Lei (PL 882/2025), apresentado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), propõe inscrever o nome de Marcelo Déda no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, como forma de preservar a memória do que o parlamentar classifica como “um dos mais notáveis políticos e homens públicos brasileiros”.
Fundador do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, em 1979, Déda teve atuação destacada no processo de reorganização partidária ao final do governo João Figueiredo. Ao longo da carreira, foi deputado estadual constituinte, deputado federal, prefeito de Aracaju e governador de Sergipe.
Em outubro de 2012, Marcelo Déda foi diagnosticado com câncer no sistema gastrointestinal. Mesmo durante o tratamento, relembra o senador, manteve-se à frente do governo estadual, alternando sessões de quimioterapia e radioterapia com o exercício do cargo, em demonstração de coragem e perseverança. Déda morreu no ano seguinte, aos 53 anos.
“Marcelo Déda deixou um legado de transformação social e um exemplo de dedicação à vida pública que merecem ser perpetuados na memória nacional”, afirma Rogério Carvalho.
A proposta aguarda despacho da Mesa Diretora para iniciar a tramitação nas comissões do Senado.



