
O senador Camilo Santana (PT-CE) assumiu nesta quarta-feira (8/7) a Liderança do PT no Senado defendendo o diálogo, a democracia e o avanço das pautas prioritárias do governo federal. Em seu primeiro pronunciamento no cargo, o parlamentar afirmou que conduzirá a bancada com serenidade, respeito às diferenças e firmeza na defesa de políticas públicas voltadas à melhoria da vida da população.
Camilo agradeceu a confiança dos colegas de bancada e destacou que sua indicação foi feita pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), atual líder do Governo no Senado, sendo aprovada por unanimidade.
“Recebo essa missão com muita humildade e com muita disposição de diálogo, porque sempre foi a minha característica. A democracia é isso: respeitar as visões diferentes de mundo e ter consciência da responsabilidade que temos pelas pautas importantes que tramitam nesta Casa”, afirmou.
Segundo Camilo, a atuação da bancada continuará voltada à defesa do governo Lula e de políticas que ampliem oportunidades e reduzam as desigualdades. “Assumo essa missão com serenidade, diálogo e firmeza para defender o nosso projeto, para defender o Governo do presidente Lula, para defender a democracia e, acima de tudo, as políticas públicas que melhoram, de verdade, a vida do povo brasileiro”, disse.
Ao destacar os resultados do governo federal, o senador citou a retomada do Mais Médicos, a criação do programa Mais Especialistas, a ampliação do Farmácia Popular, a retomada do Minha Casa, Minha Vida e os investimentos do Novo PAC. Também ressaltou indicadores econômicos, como a redução do desemprego, o aumento da renda média, a valorização do salário mínimo e a saída do Brasil do Mapa da Fome.
Ex-ministro da Educação, Camilo dedicou parte de seu discurso aos avanços da área, destacando a criação do programa Pé-de-Meia e a redução da evasão escolar. “O Brasil voltou a ter uma política nacional de educação. Já são 5,6 milhões de estudantes beneficiados pelo Pé-de-Meia, e o abandono escolar caiu 61% entre 2022 e 2025”, afirmou.
Segurança pública e fim da escala 6×1
Entre as prioridades legislativas, Camilo defendeu a aprovação da PEC da Segurança Pública, já aprovada pela Câmara dos Deputados. Para ele, o enfrentamento ao crime organizado exige atuação integrada entre União, estados, municípios e os Poderes da República.
“Não existe solução fácil. Segurança pública exige firmeza e trabalho, inteligência, investimento, valorização das forças de segurança, controle das fronteiras, combate ao dinheiro do crime e, acima de tudo, união”, apontou.
O novo líder ainda defendeu que o Senado avance na votação da proposta que reduz a jornada semanal de trabalho e extingue a escala 6×1, pauta histórica defendida pela bancada petista e pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
O novo líder do PT no Senado reafirmou, ao final do discurso, que exercerá a liderança para fortalecer a agenda do governo Lula e ampliar o diálogo no Senado.
“O Brasil não precisa de mais ódio. O Brasil precisa de mais trabalho. Estarei aqui com humildade para ouvir, com serenidade para dialogar e com firmeza para lutar pelo povo brasileiro, pela democracia, pela justiça social, por um país mais seguro e por um Brasil cada vez mais forte, soberano e justo”, finalizou.



