Ana Rita promove seminário sobre violência contra a mulher

Espírito Santo registra o mais alto índice de agressões a mulheres no País.

A senadora Ana Rita (PT-ES) e o Fórum de Mulheres de estado promovem, no dia 9 de setembro, o seminário “Violência Doméstica e Homicídio de Mulheres no Espírito Santo”. Na programação, mesas-redondas com os temas: “A relação da violência doméstica no contexto da violência urbana”; “Os homicídios de mulheres nas relações afetivas”; “Os homicídios de mulheres no estado: a realidade a partir da Delegacia de Homicídio e Proteção da Mulher” e “O recorte do feminicídio no ES: contextualização história e realidade atual”.

O Espírito Santo é o estado com o mais alto índice de violência contra a mulher, com 9,4 homicídios para cada 100 mil mulheres, seguido de Alagoas (8,3) e Paraná (6,3).

Entre 1980 a 2010, 91 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, mais de 43 mil só na última década. A faixa etária que corre maior risco é a dos 15 aos 39 anos correm mais risco e o local de maior perigo para elas é a própria casa, como mostra o “Mapa da Violência 2012 — homicídios de mulheres no Brasil”.

Atualmente, uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito trata do tema no Congresso Nacional, com relatoria da senadora Ana Rita. A CPMI já identificou, em diligências realizadas nos estados, a precariedade da estrutura de atendimento, que se ­traduz em falta de delegacias, de pessoal qualificado e de varas especializadas, como a principal causa dos altos índices de assassinatos de mulheres.

Com informações da assessoria da senadora Ana Rita

To top