Marcelo Neri é o novo presidente do Ipea

A notícia vinha sendo ventilada há pelo menos uma semana nos jornais. Ele substituirá a economista Vanessa Petrelli, que ocupava interinamente o cargo desde que Márcio Pochmann deixou a instituição para disputar a Prefeitura de Campinas (SP).

Está confirmada a escolha de Marcelo Neri para a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Seu nome vinha sendo ventilado há pelo menos uma semana nos jornais. A confirmação veio nesta segunda-feira (27/08), com a publicação de sua nomeação para o cargo, no Diário Oficial da União. Neri substituirá a economista Vanessa Petrelli, que ocupava interinamente o cargo desde que Márcio Pochmann, ligado ao PT, deixou a instituição para disputar a Prefeitura de Campinas (SP).

Marcelo Neri, 49 anos, foi um dos primeiros a mostrar que as políticas sociais do Governo Lula haviam dado origem a uma niva classe média, modificada a partir da ascensão dos brasileiros que se encontravam nas classes D e E para a classe C. Nesse estudo, Neri também utilizou  dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relacionados à estabilidade econômica, aos programas sociais e aos reajustes do salário mínimo com ganho real – o que ocorreu também a partir da chegada de Luiiz Inácio Lula da Silva  à Presidência da República.

Com pós-doutorado em Economia pela Universidade de Princeton, Estados Unidos, Neri é referência em análises sobre emprego e desemprego, além das questões econômicas associadas aos indicadores sociais. Atualmente, ele é o economista chefe do Centro de Políticas Sociais, ligado ao Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Criado em 1964, o Ipea é uma fundação pública federal vinculada ao Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil. As pesquisas promovidas pelo instituto servem de suporte técnico e institucional para o governo.

Com informações de agências on line

To top