Walter Pinheiro destaca semana produtiva no Senado Federal

Na avaliação do líder do PT e do Bloco do Governo, o ritmo dos trabalhos na Casa desmente sentimento de que CPI travaria votações.

O líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo, senador Walter Pinheiro (BA), fez um balanço na abertura da sessão do Plenário do Senado, na tarde desta quinta-feira (06/07), destacando a semana produtiva, com inúmeras votações, além das conclusões dos trabalhos de comissões mistas do Congresso Nacional.

Para Pinheiro, o ritmo dos trabalhos derruba a tese de que CPI mista, que investiga o envolvimento do contraventor Carlos Cachoeira com agentes públicos e privados, poderia atrapalhar as votações na Câmara e no Senado. “Como todo mundo dizia que nós íamos enfrentar uma CPMI e que isso aqui não funcionaria, fizemos sessão da CPMI, fizemos diversas votações e estamos preparando a caminhada para a próxima semana, quando teremos ainda votações importantes”, disse.

Pinheiro destacou a pauta produtiva e qualitativa da semana, com as votações das PECs do e-commerce e do fim do voto secreto, além do fechamento da LDO e a votação do relatório da MP 565: “votações, como a sequência desse nosso desejo de novo pacto federativo, com a PEC do comércio eletrônico, além da proposta que dá capilaridade ao trabalho dos conselheiros tutelares, assim como um processo fundamental, para ir ao encontro daquilo que nós já havíamos aprovado, na questão da transparência e acesso à informação, que é a abertura do voto, a possibilidade de a sociedade acompanhar como vota o parlamentar, com o fim do voto secreto”.

O senador ainda lembrou os avanços para outras votações que podem ser concluídas na próxima semana, como a obrigatoriedade de cotas sociais e raciais para universidades, a PEC que trata da obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão de jornalistas e a votação em plenário do processo que pede a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO). “A CCJ concluiu pela constitucionalidade do belíssimo trabalho feito pelo Conselho de Ética, tendo à frente o relator, nosso companheiro Humberto Costa, e o Presidente Antonio Carlos Valadares. Na próxima quarta-feira, esperamos aqui concluir esta etapa com a votação da LDO, que foi outra tarefa que também, nós concluímos com o relatório aqui também apresentado pelo Senador Antonio Carlos Valadares”, concluiu.

Informações da Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro

Leia também:

Marta qualifica como “eficiente” o trabalho do Senado no semestre

Veja algumas matérias aprovadas pelo Senado:

Delcídio comemora aprovação unânime da PEC do e-commerce

Senado aprova voto aberto para cassação de mandatos parlamentares

MP da Seca: para senadores, Pinheiro fez “justiça” aos agricultores

Aprovada garantia de direitos trabalhistas aos conselheiros tutelares


To top