“Foi sindicalista comigo anos e anos, foi |
O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou em Plenário, no início da sessão desta segunda-feira (16), requerimento para voto de pesar pela morte de Luiz Gushiken. Ex-ministro da Secretaria de Comunicação do primeiro governo do ex-presidente Lula (2003-2006) e deputado federal pelo PT por três mandatos, Gushiken morreu aos 63 anos, na sexta-feira (13), em São Paulo (SP), vítima de câncer.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que, emocionado, prestou homenagem ao companheiro, na última semana, também se manifestou em plenário e, assim como o senador Paulo Paim, lamentou a morte de Gushiken e apresentou voto de pesar pelo ocorrido.
O ex-ministro começou sua vida política como sindicalista e, durante a ditadura, teve intensa participação nas greves dos anos 80. Presidiu o Sindicato do Bancários de São Paulo, de
Conforme informou Paim, Gushiken nasceu em Oswaldo Cruz (SP), foi bancário, sindicalista e um dos fundadores do PT. Formado em administração, foi preso várias vezes na década de 1980 pela ditadura militar. Paim lamentou a morte do colega de partido e disse que Gushiken era um “querido amigo”.
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que também assinou o requerimento de pesar, manifestou solidariedade à família e disse que atravessou “momentos importantes e difíceis” ao lado do ex-ministro.
Com Agência Senado
Leia mais: