Abusos contra crianças podem ser denunciados por meio de aplicativo

Uma nova ferramenta vai auxiliar o Governo brasileiro a garantir proteção às crianças e adolescentes brasileiros: o Projeta Brasil. Trata-se de um aplicativo para celulares e tablets lançado nesta quarta-feira (12), pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Com a ferramenta, os usuários poderão obter informações sobre endereço de conselhos tutelares e delegacias da cidade, além de números úteis e a definição de cada tipo de violência.

O aplicativo estará disponível para aparelhos com o sistema operacional Android a partir de hoje à tarde e, até sexta, poderá ser baixado pelos usuários do sistema iOS. “Vamos testar o mecanismo na Copa das Confederações para estendê-lo a todo o País antes da Copa do Mundo [a fim de] comprometer o cidadão na proteção integral dos direitos da criança e do adolescente”, afirmou Maria do Rosário.

Nos dias de jogos, as cidades-sede da Copa das Confederações terão centros montados nas proximidades dos estádios para atender a denúncias de abusos contra os menores. O horário de funcionamento começará quatro horas antes do início das partidas e se estenderá até quatro horas depois do término.

Representantes de diversos órgãos ligados à defesa da criança e do adolescente, como conselhos tutelares, Polícia Civil e ministério público darão plantão nesses locais. O horário de funcionamento dos conselhos tutelares também será ampliado nas cidades-sede para 24 horas por dia.

O aplicativo foi colocado em prática graças a uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), da Bahia.

Com Agência Brasil

 

To top