O senador Aníbal Diniz (PT-AC) propôs ao Plenário do Senado a aprovação de um voto de aplauso à cidade de Rio Branco (AC), por sua política de tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Aníbal fez um cumprimento especial ao prefeito da cidade, Raimundo Angelim, que classificou o município entre as 20 melhores experiências no prêmio Melhores Práticas em Gestão Local, 2011/2012.
Reconhecida com o prêmio Eco-Cidade 2011, conferido pela Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a Unidade de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos (UTRE) da capital acreana revolucionou a coleta de lixo na cidade, aposentando de vez os lixões.
Implantada em 2009, a partir de um investimento de R$ 12 milhões, a UTRE processa 200 toneladas de lixo por dia, realizando a triagem de recicláveis — operada por uma cooperativa de catadores — além de realizar a reciclagem de resíduos da construção civil, o tratamento de resíduos de serviços de saúde, a triagem de resíduos regulares e a trituração de recicláveis. A UTRE também conta com centrais de compostagem e uma central de recebimento de pneus que já arrecadou mais de 400 toneladas.
“A homenagem é exatamente pela solução que a cidade encontrou para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da criação da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos, de tal maneira que conseguiu resolver o problema do lixão e, ao mesmo tempo, está exercendo o princípio da responsabilidade compartilhada, envolvendo a sociedade e, ao mesmo tempo, melhorando a coleta, dando destinação adequada para os produtos recicláveis”, destacou o senador.
Segundo ele, a associação da Unidade de Tratamento com a indústria Plasacre – que absorve todo o produto reciclável, plástico, pet, outros produtos, e que depois são utilizados em produtos para o mercado local e também para exportação – é uma solução inteligente, ambientalmente adequada.
Saiba mais: