Aníbal pede Voto de Aplauso para bicampeãs do vôlei

O senador Aníbal Diniz apresentou requerimento propondo ao Plenário da Casa Voto de Aplauso à seleção brasileira de vôlei, bicampeã olímpica. Assim como havia feito em homenagem aos atletas Sarah Menezes e Arthur Zanetti, que ganharam medalhas de ouro inéditas para o judô e a ginástica olímpica do Brasil, Aníbal quer que a jogadoras recebam a mesma honraria concedida pelo Senado Federal.

“Foi uma vitória inesquecível. Ao enfrentar, na partida final, a poderosa seleção dos Estados Unidos, a equipe brasileira conquistou sua segunda Medalha de Ouro em uma Olimpíada, fazendo história e emocionando a todos nós brasileiros”, justificou o senador.

Segundo Aníbal Diniz, o prêmio é mais do que justo porque, sob o comando de José Roberto Guimarães, e demonstrando muita garra e vontade de vencer, conquistaram o primeiro lugar na principal competição esportiva mundial. José Roberto Guimarães é o técnico brasileiro de voleibol mais consagrado da História. Ele foi campeão olímpico dirigindo a equipe masculina de voleibol nas Olimpíadas de Barcelona em 1992 e repetiu o feito nas Olimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012), desta vez, sob o comando da equipe feminina da categoria.

“Foi o justo e merecido prêmio pelos esforços de uma equipe especial. Por isso, elas são mais do que merecedoras do Voto de Aplauso que ora requeiro ao Senado da República”, complementou Aníbal Diniz.

Pequeno histórico da seleção feminina de voleibol
Criada em 1951, a seleção feminina de voleibol do Brasil atingiu o seu apogeu competitivo nesta última década. Em 23 de agosto de 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica. A equipe é também o time mais bem-sucedido de voleibol feminino na história do Grand Prix, sendo a seleção nacional que mais vezes conquistou o Grand Prix da FIVB com oito títulos até então (1994, 1996, 1998, 2004,2005, 2006, 2008 e 2009). Atualmente ocupa o segundo lugar geral do ranking da FIVB. Nas categorias de base (Sub-18 e Sub-20 – Junior & Youth) ocupa o segundo lugar geral do ranking da FIVB (200 pontos em 22 de agosto de 2011). A Seleção Brasileira de Voleibol Feminino é considerada uma das seleções mais fortes do planeta.

Leia mais:
Suplicy destaca participação de brasileiros em Londres

To top