Aprovado relatório de Donizeti que prevê orientação vocacional gratuita

Aprovado relatório de Donizeti que prevê orientação vocacional gratuita

Donizeti: “Inspirar nele [aluno] a área que ele tenha maior aptidão, me parece muito importante”A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta terça-feira (16), relatório do senador Donizeti Nogueira (PT-TO) ao Projeto de Lei do Senado (PLS 426/2015) que prevê a oferta gratuita de orientação profissional especializada na educação básica.

Para isso, o projeto altera a Lei 9.394/1994, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a aplicação de teste vocacional no ensino médio.

Em seu relatório, o senador Donizeti Nogueira determina a oferta desse serviço aos estudantes da educação básica na rede pública, ou da rede privada, caso tenham direito a bolsa integral.

Essa orientação deve ser feita no último ano do ensino fundamental, com o objetivo de apoiar as decisões quanto ao prosseguimento nos estudos em curso técnico de nível médio e no ensino superior.

“É importante que a educação, nesta fase, ajude o aluno encontrar o caminho que ele quer seguir pela vida, o caminho que ele quer encontrar para contribuir com a sociedade. Então, inspirar nele aquela área que ele tem maior aptidão, me parece muito importante”, disse o senador, em entrevista à Rádio Senado.

Confira a íntegra do PLS 426/2015 

 

 

To top