Defesa da Democracia

Avança proibição do uso de bens públicos para exaltação da ditadura militar 

Projeto veda o uso de bens ou recursos públicos em comemorações ou exaltações ao golpe de 1964, à ditadura militar ou aos responsáveis por violações de direitos humanos mencionados no relatório final da Comissão Nacional da Verdade

Alessandro Dantas

Avança proibição do uso de bens públicos para exaltação da ditadura militar 

Proposta do senador Fabiano Contarato também impede a criação de datas comemorativas relacionadas ao período da ditadura

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta terça-feira (16/4) projeto de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES) que proíbe a utilização de bens públicos para a exaltação do golpe militar de 1964. A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). Agora, o texto será analisado pela Comissão de Educação (CE). 

O PL 1.145/2021 veda o uso de bens ou recursos públicos em comemorações ou exaltações ao golpe de 1964, à ditadura militar ou aos responsáveis por violações de direitos humanos mencionados no relatório final da Comissão Nacional da Verdade. Além disso, o texto altera a Lei 12.345/2010, para impedir a criação de datas comemorativas relacionadas ao período. 

Outra medida do projeto impede que prédios, rodovias e bens públicos (ou geridos pela União) sejam nomeados em homenagem a praticantes de violações de direitos humanos. Construções que já fazem referência a indivíduos que violaram direitos durante a ditadura militar deverão ter os nomes modificados em até seis meses após a aprovação da proposta. 

“Beira a insanidade cogitar comemorações ao aludido regime, ainda mais com prejuízo aos cofres públicos. Não há lugar, no regime democrático, para a exaltação à morte e a violações aos direitos humanos”, diz Contarato. 

O descumprimento dessas medidas será considerado ato de improbidade administrativa, que são ações ilegais ou contrárias aos princípios básicos da administração pública. 

Com informações da Agência Senado 

To top