A Bancada de senadores do PT, mais uma vez, aparece em posição de destaque entre as indicações ao Prêmio Congresso em Foco 2022. O prêmio chega a 15ª edição com o objetivo de valorizar o Poder Legislativo, a democracia e os melhores representantes da população brasileira na Câmara e no Senado.
Disputam a premiação todos os parlamentares, exceto aqueles que não exerceram o mandato por, pelo menos, 60 dias neste ano. Além disso, também ficam de fora parlamentares denunciados criminalmente ao Ministério Público ou que respondam ações penais ou de improbidade administrativa.
Além das categorias gerais – Melhores na Câmara e Melhores no Senado -, há três categorias especiais: Defesa da Educação; Clima e Sustentabilidade; e Defesa da Liberdade no Transporte.
No caso das categorias especiais, foram escolhidos os parlamentares com maior relação com cada tema. Foram analisadas, por exemplo, votações, formulação de propostas, participações em debates sobre o assunto, entre outras iniciativas. E, em todas elas, foram citados parlamentares do PT no Senado.
Na primeira parcial divulgada pelo Congresso em Foco para a votação dos “Melhores do Senado”, quatro parlamentares do PT aparecem nas quatro primeiras posições. São eles: Fabiano Contarato (ES), Humberto Costa (PE), Paulo Paim (RS) e Jaques Wagner (BA).
Ampliando a lista para os 20 mais bem votados na parcial, surgem todos os sete senadores da bancada. Jean Paul Prates (RN), líder da Minoria, Rogério Carvalho (SE) e o líder da Bancada, Paulo Rocha (PA).
O senador Paulo Paim, inclusive, foi escolhido pelo júri especializado, composto por jornalistas, como o parlamentar que melhor representa a população brasileira na eleição de 2019.
No ano de 2020, O senador Paim foi eleito o Melhor Senador Paim na votação do público, seguido pelo senador Jaques Wagner. Paim também sagrou-se vencedor, em 2017, escolhido pelo júri, na categoria Defesa da seguridade social.
Nas demais categorias, quando podem ser escolhidos senadores e deputados, a bancada do PT no Senado também tem aparecido com destaque. Na categoria Clima e Sustentabilidade, o senador Fabiano Contarato aparece entre os três mais votados na primeira parcial. Também aparecem na lista Humberto Costa, Jaques Wagner – atual presidente da Comissão de Meio Ambiente –, Paulo Paim, Jean Paul Prates e Rogério Carvalho.
Na categoria Defesa da Educação, Fabiano Contarato também figura entre os três primeiros colocados na lista recém-divulgada. Humberto Costa, Paulo Paim, Jean Paul Prates e o líder Paulo Rocha também surgem na lista.
O senador Contarato também aparece bem colocado na categoria Defesa da Liberdade no Transporte. Nela, o senador figura como segundo mais bem votado, por enquanto.
A votação
Quem quiser votar pode fazê-lo no site do Congresso em Foco. A votação começou na sexta-feira (1º) e vai até o próximo dia 31. Além da votação popular, também serão premiados os congressistas mais bem avaliados por jornalistas e por um júri especializado.
A premiação
Serão agraciados pela votação da internet os 10 senadores e os 20 deputados mais votados, nas categorias gerais; os 5 parlamentares mais votados em cada uma das categorias especiais.
Na votação do júri serão premiados os 5 senadores e os 10 deputados mais votados, nas categorias gerais e os 5 parlamentares mais votados, nas categorias especiais.
Já na votação dos jornalistas receberão o prêmio os 5 parlamentares mais votados na categoria “Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas” e os 5 parlamentares mais votados na categoria “Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”.
Os premiados serão anunciados e receberão oficialmente o prêmio no dia 25 de agosto de 2022, em evento público.
Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa do Congresso em Foco, apoiada por diversas organizações privadas, que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.