Internacional

Brasil é referência na repatriação durante a guerra, destaca PT no Senado

Mais de 900 brasileiros e brasileiras já foram resgatados, além de 24 animais domésticos. “Brasil agora tem um presidente que cuida do seu povo”, diz senador Humberto Costa
Brasil é referência na repatriação durante a guerra, destaca PT no Senado

Voo de repatriação é parte da Operação Voltando em Paz, do governo federal

O Brasil permanece empenhado em trazer em segurança – gratuitamente – todos os brasileiros e brasileiras que estão na região de conflito entre Israel e Palestina. Ao todo, foram resgatadas 916 pessoas e 24 animais domésticos pela operação Voltando em Paz, do governo Lula.

A ação tem os gastos cobertos pelo governo federal, ao contrário do que ocorre com nações como o Reino Unido: na quinta-feira (12), o Ministério das Relações Exteriores daquele país anunciou que os cidadãos britânicos devem desembolsar 300 libras pela passagem, o equivalente a R$ 1,8 mil.

Os resgates ocorrem ao mesmo tempo em que o presidente Lula e o governo brasileiro negociam uma saída para a paz na região. Para o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), “só um presidente com muito carinho pela vida” é capaz de realizar uma operação deste tamanho com rapidez e eficiência.

O líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), fez questão de ressaltar que não há vitoriosos na guerra, destacando a necessidade urgente de cessar-fogo.

“A paz sempre vai ser o melhor lugar para se viver. Mando, mais uma vez, o meu carinho e as minhas orações aos israelenses e aos palestinos”, disse o parlamentar.

Na mesma linha, o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim (PT-RS), lembrou que a história mundial ensina que todo conflito armado traz como consequência tragédias e crises “devastadoras”.

“Vidas são perdidas, famílias inteiras são dizimadas, surgem grandes números de refugiados, cidades são arrasadas e culturas são aniquiladas”, lamentou o senador.

Brasileiros aguardam em Gaza

Um dos aviões enviados pelo governo Lula deve resgatar um grupo de cerca de 30 brasileiros e familiares diretos em Gaza. A Força Área Brasileira informou que a aeronave está em Roma e aguarda sinal verde do governo egípcio para que essas pessoas cruzem a fronteira em Rafah, que liga Gaza ao Egito, e possam embarcar no voo.

Em postagem nas redes sociais, o senador Humberto Costa (PT-PE) ressaltou que o governo Lula garantiu hospedagem de brasileiros em Gaza ao lado da fronteira com o Egito para facilitar a repatriação.

“O Brasil agora tem um presidente que cuida do seu povo! […] O grupo aguarda trâmites diplomáticos para cruzar a fronteira em Rafah”, disse o petista.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) também destacou o apoio dado pelo governo brasileiro, lembrando das pessoas que ainda aguardam resgate.

To top