CDH debate uso de agrotóxicos na alimentação nesta quinta-feira

CDH debate uso de agrotóxicos na alimentação nesta quinta-feira

“Esse é um tema extremamente relevante
não só pelos impactos causados à saúde
mas também pelos danos causados aos
trabalhadores e ao meio ambiente”

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) debate, em audiência pública, nesta quinta-feira (19/9), o “Uso de agrotóxicos na alimentação e a vulnerabilidade das populações rurais”. A audiência é de iniciativa da presidenta do colegiado, senadora Ana Rita (PT-ES).

De acordo com a senadora o assunto vem ganhando cada vez mais notoriedade, tendo em vista que o Brasil, desde 2008, é líder mundial no consumo de agrotóxicos. “Esse é um tema extremamente relevante não só pelos impactos causados à saúde dos consumidores com alta concentração de substâncias tóxicas, mas também pelos danos causados aos trabalhadores rurais e ao meio ambiente”, afirmou Ana Rita.

A senadora justificou ainda a importância desse debate do ponto de vista dos direitos humanos ao afirmar que a garantia de acesso a uma alimentação saudável e adequada é imprenscindível para assegurar o direito humano à alimentação. “O uso excessivo de agrotóxicos é uma grave violação desse direito fundamental”, argumentou a parlamentar.

Estão convidados para debater o tema Fernando Carneiro, representante da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco, Jaime César de Moura Oliveira, diretor da Diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da (ANVISA), Dom Thomas Balduino, representante da Comissão Pastoral da Terra Nacional.

Participam, ainda, Wilson Rocha Assis, procurador da República do município de Rio Verde, Francilene Paula, Representante da Coordenação Nacional da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Hugo Alves dos Santos, diretor da Escola Municipal São José do Pontal – Rio Verde/GO e Marciano Toledo da Silva, representante da Coordenação Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA.

Assessoria de Imprensa da senadora Ana Rita

To top