CDR vota dois relatórios de Pinheiro ampliando área de atuação da Codevasf

CDR vota dois relatórios de Pinheiro ampliando área de atuação da Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) poderá ter sua área de atuação ampliada. É o que estabelecem dois projetos que devem ser votados esta semana, pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR). As duas matérias (PLC 68/2015 e o PLS 370/2014) têm relatoria do senador Walter Pinheiro (PT-BA).

O PLC 68/2015 inclui a região do vale do Rio Mucuri, em Minas Gerais, entre as áreas de atuação da Codevasf – que já está presente no Norte do estado. O Mucuri tem 27 municípios e é caracterizado por longos períodos de estiagem, que inviabilizam a sustentabilidade das atividades agropecuárias. Tais características climáticas comprometem o desenvolvimento de toda a região, culminando em baixos indicadores socioeconômicos.

Pinheiro, que apresentou parecer favorável à proposta, destaca que a Codevasf teve ampliada sua área de jurisdição ao longo dos anos, ampliando sua presença para além do Vale do Rio São Francisco, sua área de atuação original. Essa ampliação, explicou Pinheiro, ocorreu devido à implantação bem sucedida de diversos empreendimentos agroindustriais e agropecuários, para a utilização da água e do solo em regiões onde esses recursos são escassos ou de difícil aproveitamento. O senador acredita que o vale do Mucuri será muito beneficiado pelas ações da Codevasf.

Já o PLS 370/2014 inclui os vales dos Rios Paraíba, Mundaú e Jequiá – todos entre os estados de Pernambuco e Paraíba – na área de atuação da companhia. Walter Pinheiro apresentou um substitutivo para incluir na área de atuação da Codevasf as regiões dos vales dos Rios Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu e Pericumã, que passam pelo Maranhão.

To top