O senador Fabiano Contarato (PT-ES) repudiou nesta quarta-feira (12), durante reunião da Comissão de Segurança Pública, a divulgação de montagem por parte do senador Marcos do Val (Podemos-ES), na qual expõe o presidente da República imobilizado e com uma granada nas mãos.
Na avaliação do líder do PT no Senado, a divulgação da imagem extrapola o limite do razoável e não se enquadra na liberdade de expressão que a imunidade parlamentar resguarda.
“A imunidade parlamentar não pode ser utilizada como escudo protetivo para prática de crimes e de discurso de ódio. Nós temos uma responsabilidade com aquilo que nós divulgamos”, disse o senador.
Além disso, esse tipo de publicação com informações falsas e de cunho violento, justamente no momento em que o país convive com um aumento súbito de casos de ataques à escolas.
“O que um jovem, uma criança, um adolescente veem? Qual a comunicação daquela imagem vinda de um senador da República? O que passa na cabeça dos nossos filhos ao ver que um senador divulgou uma imagem como aquela?”, indagou Contarato. “É preciso ter responsabilidade”, complementou.
Para ele, é tempo de enfrentar o tema da disseminação do discurso de ódio nas redes sociais e estabelecer parâmetros mais rígidos para tal prática.
“Não podemos viver com esse estímulo [à violência]. Passou da hora de ter uma regulação sobre isso. É preciso enfrentar esse tema. A forma como tem sido divulgadas fotos e vídeos que vão estimular atos de violência, é inadmissível”, destacou. “Não estamos aqui para divulgar uma imagem que vai difundir uma cultura de ódio e violência. Temos que ter essa responsabilidade e dar o exemplo”, finalizou Contarato.
Presidenta da PT anuncia que acionará o Conselho de Ética
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidenta nacional do PT, disse por meio de seu perfil no Twitter que representará o senador Marcos do Val junto ao Conselho de Ética.
Que coisa asquerosa esse Marcos do Val. Ser de quinta categoria. Quer aparecer em cima de imagem violenta ao presidente Lula, incitando as pessoas. Isso é crime. Vai pra Comissão de Etica e tomaremos outras providências, bandido!
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 11, 2023