combate ao discurso de ódio

Contarato repudia montagem criminosa publicada por senador

Para o líder do PT no Senado, é inadmissível que um parlamentar divulgue montagem com discurso de ódio contra o Presidente da República justamente quando o país enfrenta o crescimento dos casos de violência nas escolas. “É preciso ter responsabilidade”
Contarato repudia montagem criminosa publicada por senador

Foto: Alessandro Dantas

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) repudiou nesta quarta-feira (12), durante reunião da Comissão de Segurança Pública, a divulgação de montagem por parte do senador Marcos do Val (Podemos-ES), na qual expõe o presidente da República imobilizado e com uma granada nas mãos.

Na avaliação do líder do PT no Senado, a divulgação da imagem extrapola o limite do razoável e não se enquadra na liberdade de expressão que a imunidade parlamentar resguarda.

“A imunidade parlamentar não pode ser utilizada como escudo protetivo para prática de crimes e de discurso de ódio. Nós temos uma responsabilidade com aquilo que nós divulgamos”, disse o senador.

Além disso, esse tipo de publicação com informações falsas e de cunho violento, justamente no momento em que o país convive com um aumento súbito de casos de ataques à escolas.

“O que um jovem, uma criança, um adolescente veem? Qual a comunicação daquela imagem vinda de um senador da República? O que passa na cabeça dos nossos filhos ao ver que um senador divulgou uma imagem como aquela?”, indagou Contarato. “É preciso ter responsabilidade”, complementou.

Para ele, é tempo de enfrentar o tema da disseminação do discurso de ódio nas redes sociais e estabelecer parâmetros mais rígidos para tal prática.

“Não podemos viver com esse estímulo [à violência]. Passou da hora de ter uma regulação sobre isso. É preciso enfrentar esse tema. A forma como tem sido divulgadas fotos e vídeos que vão estimular atos de violência, é inadmissível”, destacou. “Não estamos aqui para divulgar uma imagem que vai difundir uma cultura de ódio e violência. Temos que ter essa responsabilidade e dar o exemplo”, finalizou Contarato.

Presidenta da PT anuncia que acionará o Conselho de Ética
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidenta nacional do PT, disse por meio de seu perfil no Twitter que representará o senador Marcos do Val junto ao Conselho de Ética.

To top