PEC das Drogas

“Dependente químico precisa de ajuda, não ser tratado como criminoso”, alerta Contarato

Senador Fabiano Contarato alerta para as graves consequências da PEC das Drogas. Plenário realizou terceira sessão de discussão, antes da votação da proposta em primeiro turno

Alessandro Dantas

“Dependente químico precisa de ajuda, não ser tratado como criminoso”, alerta Contarato

Projeto não é a solução para o problema das drogas no país, alerta Contarato

“O dependente químico no Brasil que precisa de ajuda, será tratado como criminoso”. O alerta foi feito pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) nesta terça-feira (26/3) durante a terceira sessão de discussão que antecede a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 43/2022) – PEC das Drogas – em primeiro turno da proposta. 

O projeto, de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não resolverá os problemas de segurança pública, de combate à criminalidade e de enfrentamento aos grandes traficantes no país. A proposta, aponta Contarato, também não trará soluções para os problemas de saúde pública oriundos da dependência química. 

“Qualquer pessoa que está nos assistindo que tem um parente dependente químico, é esse o tratamento que você quer que a ele seja dado? O rótulo de dependente, criminoso e traficante? Porque vai ser isso que acontecerá nos bolsões de pobreza”, alertou o senador.  

A PEC foi apresentada em setembro do ano passado como resposta à análise do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de descriminalização do porte da maconha para consumo pessoal. Ainda não há consenso na Corte sobre a quantidade que deve ser considerada para essa diferenciação entre traficante e usuário. 

“Não estamos aqui [com a PEC] dando uma resposta para definir quem é traficante. Não estamos dando uma resposta para definir quem é usuário. Só vamos chancelar esse racismo estrutural. 69% da população carcerária é de pretos e pardos. Um homem branco para ser tipificado como traficante precisa possuir 80% a mais de substância entorpecente a mais do que um negro. Por isso, tenho a coragem de falar, mais uma vez, que a solução não é essa PEC”, destacou o senador Contarato. 

“É preciso ter rigor com o traficante, mas não atribuir ao dependente o tratamento de criminoso”, completou o senador. 

Leia mais: 

Se aprovada, PEC das Drogas só agravará situação do sistema prisional, alerta Contarato 

To top